VIII Festival Tempero no Forte traz requinte, cultura e arte

Praia do Forte (BA) será o cenário para festival gastronômico que vai reunir chefs de vários estados brasileiros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma mistura de cores e sabores promete agitar a Praia do Forte (BA) de 28 de novembro a 8 de dezembro, quando será realizado o VIII Festival de Gastronomia Tempero no Forte, promovendo encontros  com chefs do Brasil na produção de pratos especiais.

Abordagens sobre técnicas de molho e fundos clássicos, elaboração de pratos e de sobremesas com requinte e boas práticas de manipulação de alimentos estão na programação do Festival, que oferece iguarias como o risoto de beterraba e gengibre com medalhão de ancho salteado, servido com creme de limão e infusão de pimenta-rosa.

Bife de chorizo com salada verde e molho chimichurri, e rocher na sobremesa, é outro prato que chama a atenção entre os diversos que poderão ser apreciados no Tempero do Forte. O primeiro prato é do Chef Richard James, da Austrália. O segundo é da professora de gastronomia e pâtissier baiana Tania Bastos.

Para Djanira Dias, organizadora do Festival, o apoio do governo do Estado é fundamental para a realização de um encontro deste porte, em que nomes da gastronomia nacional e internacional estarão presentes.

“Desde o primeiro festival, a Bahiatursa e a Secretaria de Cultura dão apoio. Temos cozinha-show e também cursos de capacitação para potencializar a mão de obra da região oferecida pelo Sebrae. Além disso, workshops, música e arte, que compõem o V Festival de Arte e Cultura”.

“É uma celebração para oferecer ao público encontros com grandes chefs e lançamentos de livros. O apoio institucional da Bahiatursa é fundamental para a realização do Festival”, afirma Tereza Paim, responsável pela curadoria do festival.

DIVERSIDADE E HERANÇA AFRICANA

Quando o assunto é descobrir novos sabores, a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França, ressalta a importância da diversidade gastronômica encontrada no Estado e a oportunidade de aproveitar o litoral: “A gastronomia é um elemento atrativo do segmento cultural da Bahia e que agrega valor quando a intenção é promover destinos como Praia do Forte”, diz.

Rosana constata que a Bahia tem excelente infraestrutura hoteleira e turística, como bares e restaurantes. “A herança africana nos proporciona saborear ensopado de peixe, arroz-de-hauçá, efó, caruru, vatapá e frigideira de siri. Podemos desfrutar de toda essa riqueza”, afirma.

 

PRAIA DO FORTE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Praia do Forte (BA) está entre os principais destinos eleitos pelo Ministério do Turismo. Um local que mantém características de vila e o aconchego do século XVI. Sua localização está no limite entre a Estrada do Coco e a Linha Verde, a 56 quilômetros do Aeroporto de Salvador (BA).

 

Veja detalhes da programação no site do Tempero no Forte

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863