Turistas terão receptivo especial em Salvador

 

Guias e Monitores para Copa. Foto Rita Barreto - Bahiatursa (2)1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ação inclui guias, monitores e até trios de forró no desembarque do aeroporto 

Setenta guias e monitores qualificados estarão a postos para orientar os turistas que chegam a Salvador no período do São João e da Copa das Confederações. Eles já receberam o certificado, o fardamento e as instruções finais, para atuar no receptivo aos turistas e desde esta quarta-feira (19) entraram em campo fornecendo informações turísticas sobre a capital baiana em até 10 idiomas.

Eles integram o Projeto Guias e Monitores, um serviço disponibilizado pela Secretaria do Turismo e Bahiatursa, que envolve ao todo 166 profissionais entre pesquisadores e pessoal de apoio jornalístico, além de baianas e até um trio de forró para receber os visitantes no saguão de desembarque do Aeroporto Internacional de Salvador.

Os guias estarão a postos nos SATs (Serviço de Atendimentos ao Turista) do Aeroporto, do Pelourinho, da Estação Rodoviária e de Praia do Forte, em 12 hoteis e nos PITs (Pontos de Informações Turísticas) do Farol da Barra, Centro Náutico, Praça Municipal e Santo Antônio Além do Carmo, informa Cássia Magalhães, superintendente de Serviços Turísticos da Setur, que está à frente do projeto.

Capacitados com oficinas que incluíram cursos sobre pontos turísticos, de história da Bahia, treinamento em “bem receber”, orientação sobre segurança, proteção a crianças e adolescentes e informações sobre a Copa das Confederações e o São João, eles agora estão preparados para atender a brasileiros e estrangeiros.

São profissionais dedicados como Luciano Munduruca, que fala 12 idiomas e participa do projeto desde que foi implantado. Ele tem o serviço de receptivo e orientação ao turista como “uma cachaça”, do mesmo modo que Leandro Coutinho, que fala seis línguas e procurou o projeto como uma forma de participar e se inteirar mais com o meio turístico. Para os dois, antes de falar em dinheiro, é preciso pensar em amor e dedicação ao trabalho.

Na avaliação do secretário do Turismo e presidente da Bahiatursa, Domingos Leonelli, a Bahia vai viver um fenômeno diferenciado, com 400 jornalistas estrangeiros atentos, preparados para dar boas notícias.

Por isso, reafirmou o secretário, é necessário oferecer um serviço à altura das exigências que vão ser feitas. Um serviço adulto, embora jovial, de boa qualidade, disse: “É fundamental não só o domínio da língua, mas é importante ter também o domínio da informação para o turista ou jornalista”, acrescentou, afirmando: “Na Bahia, o turista não se sente sozinho, ele tem todo o suporte de orientação em diversos idiomas”.

Disque Turismo e Ferramentas digitais – A ação dos guias e monitores é reforçada pelo Disque Bahia Turismo (DBT), telefone 71 3103-3103, serviço de call center que funciona 24 horas em inglês, português e espanhol e, que neste período, receberá o reforço de idiomas como alemão, francês e italiano.

Além dos guias, monitores e atendentes de call center, quem visitar Salvador na Copa das Confederações terá o reforço da tecnologia. A Secretaria do Turismo e a Bahiatursa disponibilizaram dois aplicativos e um site com informações úteis para os turistas.

No aplicativo Guia Bahia Turismo, há informações sobre pontos turísticos e estabelecimentos para auxiliar o visitante, enquanto que no site há a tabela de jogos, informações sobre jogadores que nasceram na Bahia e já atuaram na seleção, fotos, dentre outras. O outro aplicativo é um guia completo com informações sobre o São João da Bahia em Salvador e em 200 municípios, com a programação dos festejos, curiosidades, dentre outras.

Para baixar os aplicativos, que estão disponíveis em Android e IOS, basta ir às lojas virtuais ou acessar o link: www.bahia.com.br/aplicativos. Quem quiser acessar o site do Turismo na Copa, basta ir ao endereço www.copa.bahia.com.br

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Última do Twitter

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-000 (ver mapa) | Tel: 55 71 3116-6814/6863