Turismo religioso em Bom Jesus da Lapa é destaque em guia do UOL

Conhecida por ser destino de grandes romarias, a cidade de Bom Jesus da Lapa foi citada em uma matéria publicada pelo Portal UOL, sobre turismo religioso no Brasil, como um dos cinco lugares onde se pode fortalecer a fé. As outras indicações para visita foram o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na cidade de Aparecida, em São Paulo; o Santuário Santa Paulina, em Nova Trento (SC); a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, e a Fazenda Nova, localizada na cidade de Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco, onde é realizada a encenação da Paixão de Cristo.

O texto do guia “Adoro Viagem”, do UOL, chama a cidade de Bom Jesus da Lapa, localizada a 902 quilômetros de Salvador, de a Capital Baiana da Fé e evidencia a festa do Bom Jesus, realizada há mais de 300 anos, sempre no mês de agosto, como a terceira maior festa religiosa católica do Brasil. Estima-se que mais de 700 mil pessoas visitem a cidade somente no período de julho a setembro.

A primeira romaria – da Terra ou das Missões – começa em julho, quando os peregrinos da região dirigem-se ao santuário. Já a romaria ao Bom Jesus – a maior delas – reúne milhares de pessoas, a partir de 20 de julho. A novena tem início no dia 28 e atinge seu ponto alto no dia 6 de agosto, quando é consagrado o santo padroeiro do município.

Uma das grandes atrações que chamam a atenção dos visitantes é o Morro do Bom Jesus da Lapa. Com 90 metros de altura, o morro tem suas grutas, que são visitadas pelos peregrinos a caminho da cidade, que ali pedem e agradecem as graças alcançadas. A mais conhecida é a Gruta do Bom Jesus, diante da qual fica o lago Esplanada da Gruta.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo (MTur), nos últimos 12 anos, as manifestações religiosas movimentaram cerca de R$ 8 bilhões, por ano, em todo o país. O MTur estima que cerca de oito milhões de pessoas viajem para fazer turismo religioso no Brasil, dentre eles cerca de 25 mil turistas estrangeiros.

3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091