Turismo Religioso é discutido na Bahia

O município de Serrinha sediou, nesta terça- feira (13), o I Seminário de Turismo Religioso da Bahia. O evento, que fez parte do projeto Passos da Paixão da Expo Eventos e contou com o apoio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), propôs uma discussão sobre os principais aspectos que cercam o tema, além de contribuir para o fortalecimento e valorização deste segmento do turismo junto a representantes do trade turístico da cidade e também a comunidade local. O município de Serrinha, que fica a 173 quilômetros de Salvador, foi escolhido para sediar o evento por abrigar uma das principais manifestações religiosas da região, o “Fogaréu”, que acontece durante a Semana Santa e atrai diversos visitantes todos os anos.

O evento, realizado na sede da Filarmônica 30 de Junho, contou com a participação de pesquisadores, professores, turismólogos, estudantes universitários e pessoas da própria comunidade. Os temas foram discutidos durante palestras. “Turismo Religioso: Perspectivas e desafios para um novo tempo” foi o foco do padre Manoel Filho, da Arquidiocese de Salvador. O sucesso do turismo religioso em Bom Jesus da Lapa, também na Bahia, foi apresentado pela secretária de turismo do município, Roberta Neves. Já o projeto “Passos da Paixão” foi tema da explanação do produtor executivo da Expo Eventos, André Reis.

O projeto tem como principais metas a realização de pesquisa da demanda e do perfil do turista, criação e promoção de novos roteiros turísticos, o mapeamento das festas religiosas, estabelecimento de um calendário fixo de eventos e a criação de guias turísticos do turismo religioso da Bahia, além do incentivo à produção regional associada ao segmento.

O produtor do “Passos da Paixão” falou do objetivo do encontro. “Precisamos dialogar com a própria comunidade para conseguir a estruturação do segmento religioso e também para divulgar as manifestações religiosas da cidade. Tudo, para transformar o município em um pólo do turismo religioso no estado”, disse André Reis.

A superintendente de Serviços Turístico da Setur, Cássia Magalhães, participou do evento e fez questão de ressaltar o crescimento e importância deste segmento para o turismo. “A secretaria entende que o turismo religioso é uma vertente que cresce cada dia mais, tornando-se um vetor econômico de desenvolvimento. E nós precisamos fomentar a cadeia do segmento religioso para que ele passe a gerar oportunidade de emprego e renda na localidade”, disse a gestora.

O Seminário de Turismo Religioso da Bahia deve passar por outros municípios do estado para dar seguimento ao projeto “Passos da Paixão”. A próxima cidade que sediará o encontro é Maragogipe. De acordo com André Reis, o evento deve ser realizado em maio, mas a data ainda não foi confirmada.

Turismo Religioso – De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo (Mtur), nos últimos 12 anos, as manifestações religiosas movimentaram cerca de R$ 8 bilhões por ano em todo o país. Ainda de acordo com o Mtur, o turismo religioso atrai cerca de 25 mil turistas estrangeiros para o Brasil.

Na Bahia, o município de Bom Jesus da Lapa recebe cerca de 1,5 milhão de peregrinos durante a Romaria de Bom Jesus. Outras manifestações religiosas também são foco de atenção dos visitantes que vêm ao estado. Bons exemplos são a Festa da Boa Morte, em Cachoeira; a Lavagem do Bonfim, em Salvador; o a própria Procissão do Fogaréu, realizada em Serrinha. Esse ano, a celebração será no dia 5 de abril.

A procissão, acompanhada por fiéis da Igreja Católica, todos com velas e tochas acessas às mãos, é realizada todos os anos, sempre na Quinta-feira Santa, há mais de oito décadas, e rememora os acontecimentos da Semana Santa.

Os fiéis seguem o fogaréu como uma espécie de penitência frente aos motivos que levam Jesus Cristo à morte na Cruz. A procissão, realizada à noite, ilumina as ruas de Serrinha e demonstra a fé do povo baiano. Após a caminhada, é realizada a missa do Lava-pés, na Igreja de Nossa Senhora de Santana, e a encenação da Paixão de Cristo.

3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091