Turismo náutico é discutido em evento no Yacht Clube da Bahia

Nesta quarta-feira (30), representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Salvador e do trade turístico baiano, além de entidades ligadas à náutica, estiveram reunidos durante o I Seminário de Avaliação Náutica, realizado no Yacht Clube da Bahia. O encontro teve como objetivo fortalecer a implementação do Plano Estratégico do Turismo Náutico do Estado, assim como apresentar os investimentos públicos no setor turístico da Baía de Todos-os-Santos.

Durante o seminário, o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, apresentou um painel com o plano de intervenções que será desenvolvido na Baía de Todos-os-Santos, através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). “Em breve, teremos investimentos de milhões do Prodetur na Baía de Todos-os-Santos. Os recursos vão garantir uma melhor infraestrutura náutica e turística, inclusive com novos roteiros para a região. A inclusão produtiva, qualificações profissionais e empresariais, além da recuperação do patrimônio artístico e cultural e da gestão ambiental, são algumas das principais ações que vamos promover na zona turística”, explicou Leonelli.

O coordenador regional do Sebrae, Richard Alves, e o presidente da Fundação Mario Leal Ferreira, Luiz Baqueiro, participaram da mesa de discussões ao lado do secretário. “O turismo náutico no nosso Estado, mais do que uma potencialidade, é uma oportunidade que pode impactar de forma positiva a economia e todas as questões sociais dos 18 municípios que fazem parte da zona turística da Baía de Todos-os-Santos. É extremamente oportuno termos um plano estratégico”, disse o coordenador do Sebrae.

O segundo painel, apresentado pelo superintendente de Desenvolvimento Econômico da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, Paulo Guimarães, teve como tema “Polo Náutico”. Participaram da mesa de discussões, o diretor presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Muniz Rebouças; a gestora da Área de Proteção Ambiental Baía de Todos-os-Santos da Secretaria do Meio Ambiente, Catarina Orrico Morais; e o superintendente do Banco do Nordeste, Nilo Meira.

No encerramento do evento, o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Leonel Leal, explicou que Salvador é o polo de referência do Ministério do Turismo para o desenvolvimento do turismo náutico no país. “Existe um conjunto expressivo de lideranças que fazem um trabalho extremamente importante, mas é preciso envolver atores não ligados à náutica e congregar esforços para que possamos intensificar esse trabalho. Durante este encontro, pudemos ter uma resposta sobre o que está sendo feito por cada entidade”, concluiu.

3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091