Turismo baiano terá calendário extenso em 2013

 O ano de 2013 será promissor para o turismo baiano. Além da Copa das Confederações, a Bahia sediará eventos como a feira náutica internacional, a Bahia Boat Show, e a maior bolsa internacional de Turismo e Marketing do Nordeste, a BNTM, junto ao II Salão Baiano de Turismo, previsto para acontecer entre os dias 10 e 14 de abril do próximo ano e retomará o Espicha Verão, no Pelourinho. O anuncio foi feito pelo Secretário de Turismo Domingos Leonelli, nesta quarta-feira (12), durante a 35ª Reunião do Fórum Estadual de Turismo, no Centro de Convenções.

Na oportunidade, o Secretário ainda fez um breve resumo sobre as novidades para o verão de 2013, a exemplo do Carnaval e apresentou um balanço das ações realizadas pela Secretaria de Turismo (Setur) e Bahiatursa, nos últimos cinco anos.

De acordo com Domingos Leonelli, no ano de 2012, a Setur teve uma execução orçamentária de 75%, enquanto a Bahiatursa atingiu a marca dos 90%. “Isso significa uma gestão de alta produtividade. Um resultado que nos deixa ainda mais alegres e orgulhosos”, declara Leonelli.

Ainda de acordo com o secretário, para 2013 estão previstos investimentos que vão assegurar melhorias e contribuir para o aquecimento do turismo no Estado, a exemplo da segunda etapa das obras de requalificação da Feira de São Joaquim, recuperação do Centro de Convenções da Bahia e início das obras de revitalização da Praça Castro Alves.

Também começarão a ser investidos R$ 170 milhões, direcionados às obras de infraestrutura turística na Baía de Todos-os-Santos.

Presente no evento, o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jorge Bagadeve, parabenizou os números apresentados pela Setur/Bahiatursa e reafirmou o interesse e apoio do BNB à Bahia.“Nós temos atuação em todos os municípios baianos. Em 2013, o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) será de R$ 2,7 milhões para o Estado da Bahia, e 10% destinados ao setor de turismo”, revela Bagadeve que aproveitou para ratificar a importância do Fórum para a atuação do banco no estado.

Para o coordenador Geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Jair Galvão, o Fórum é um excelente ambiente para ouvir as demandas dos atores sociais do setor e também para a troca de experiências.

Trade elogia

De acordo com o presidente do sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Salvador e do Litoral Norte, Silvio Pessoa, o Fórum é um dos reflexos da gestão participativa empenhada pela atual gestão da Secretaria do Turismo. O diretor secretário da Fecomercio-BA, Eduardo Braga, também destacou o caráter participativo da gestão e elogiou o desempenho do estado em comparação a outros lugares do Nordeste.

A presidente da câmara técnica de Turismo da Bahia de Todos os Santos, Cristina Baungartem ressaltou a importância dos investimentos na qualificação de profissionais da área. “Estou muito surpresa com a qualidade do curso de libras e tenho acompanhado pessoas que estão participando do curso de idiomas, que já se sentem preparados para avançar no aprendizado da nova língua”, ressalta.

De acordo com informações da Secretaria de Turismo, cerca de 5 mil trabalhadores serão beneficiados pelo Pronatec Copa, programa dos ministérios do Turismo e da Educação, que visa capacitar profissionais para a Copa do Mundo de 2014.

O evento que contou com a presença de representantes do trade turístico local, da titular da Delegação de Proteção ao Turista (Deltur), Christyane Inocência, e coordenadores das zonas turísticas da Bahia.

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863