Trinta dias de festa, no Pelourinho, com o São João da Bahia

Principal cartão-postal da Bahia e Patrimônio Cultural da Humanidade, o Pelourinho terá 30 dias de festa em homenagem a São João. Nesta quarta-feira (22), a Secretaria do Turismo e a Bahiatursa divulgaram a grade dos festejos em Salvador, durante evento que reuniu forrozeiros, empresários do trade turístico e os secretários do Turismo do Estado, Domingos Leonelli e do Município, Guilherme Bellintani.

Serão mais de 200 atrações, com grandes shows, concurso de quadrilha, programação infantil e espaço para o forró pé de serra. As festividades ocorrerão paralelamente à Copa das Confederações, período no qual a cidade estará em evidência para a imprensa internacional.

O palco principal da festa, que será montado no Terreiro de Jesus, terá atrações consagradas da música nordestina como Gilberto Gil, Alceu Valença, Adelmário Coelho, Genival Lacerda, Banda Estakazero, dentre outras. Haverá eventos também nos largos e praças do Pelourinho,  a serem realizados em conjunto com a Secretaria da Cultura do Estado, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CPPI).

O secretário Domingos Leonelli ressaltou a força do São João como produto turístico. “Formatamos os festejos para o mercado nacional, há seis anos e, desde 2008, tivemos um crescimento de 48% nos desembarques, nos três principais aeroportos do Estado: Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, saindo de 246 mil desembarques, no período junino, para 365 mil. É um sinal de que a fórmula é boa e mostra uma consolidação do produto”, avalia.

O presidente da Associação Baiana da Indústria de Hotéis (ABIH), José Manuel Garrido, acredita que haverá um aumento de 10% na procura, em relação ao ano passado. “Operadores de São Paulo já estão vendendo pacotes, e acreditamos em um bom São João”, disse.

Já o diretor de Mercado Nacional da Bahiatursa, Fernando Ferrero, afirmou que duas grandes operadoras estão trabalhando intensamente o São João da Bahia, em parceria com o Governo do Estado. “Estamos fazendo uma campanha publicitária institucional, e os empresários estão fazendo seus comerciais simultaneamente, o que trará um grande volume de visitantes para a Bahia.

A diretora de Mercado Internacional, Rosana França, por sua vez, disse que a Bahiatursa trará a imprensa internacional para o São João deste ano, a fim de divulgar o evento de 2014, que ocorrerá paralelamente à Copa do Mundo.

Programação

Durante o período de 1 a 20 de junho, as festas serão realizadas nos largos e praças do Pelourinho. Já os festejos no Terreiro de Jesus e Largo do Pelô, ocorrerão de 20 a 30 de junho. A grade completa de atrações está disponível no site http://www.saojoaobahia.com.br/.