Temporada das baleias-jubarte aquece turismo no sul da Bahia

Baleia-jubarte - Foto - Joao Ramos - Bahiatursa

As baleias-jubarte atraem grande número de turistas à Costa das Baleias  Foto: Joao Ramos/ Bahiatursa

O período das baleias-jubarte no extremo sul da Bahia começa neste mês de julho e vai até novembro, atraindo grande número de turistas para a Costa das Baleias, que e se encantam com a docilidade dos animais.

Formada por Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Mucuri,  já é tradição: a região, anualmente,  se prepara para receber  os visitantes no período com uma variada programação artística e cultural.

Entre as atividades já programadas, acontece durante o mês de julho um festival de forró e gastronomia no Beco das Garrafas, em Prado, aberto na última sexta-feira, com apresentação de bandas, cordel e artesanato, que será realizado sempre nos finais de semana.

Para o mês de outubro já está programado o 10º Festival Gastronômico, que acontece entre os dias 9 e 18 com o tema Nossas Raízes.

Conhecidos também como baleias-cantoras ou baleias-corcundas, as jubarte  fogem do inverno rigoroso e do gelo da Antártida e migram à procura das águas mornas, rasas e cristalinas do arquipélago de Abrolhos para reprodução e cria.

ARQUITETURA - Além das baleias e das delícias gastronômicas, os turistas podem apreciar, na região, os traços deixados pela ocupação colonial na arquitetura das igrejas, no desenho das cidades e nas casas construídas pelos portugueses.

Lá também está localizado o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no arquipélago, uma das mais importantes formações de corais do Atlântico Sul.

São cinco ilhas, Guarita, Redonda, Sueste, Naufrágio Rosalinda e Siriba, sendo que só são permitidos o desembarque e a visita nesta última, onde se podem observar os recifes e a fauna marinha por uma trilha circundante de 1.600 metros.

“Aconselho baianos e turistas a conhecer esta maravilha da natureza e ver de perto estes mamíferos gigantes”, afirma Diogo Medrado, superintendente da Bahiatursa.

Um dos melhores momentos acontece durante os passeios de barco, quando  os visitantes se encantam com a presença das baleias  que se aproximam, encenam acrobacias  e emitem sons que pressupõem a dança do acasalamento.

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863