Sexta edição do Campeonato de Quadrilhas do São João promete um grande espetáculo junino

Concurso de quadrilha2 - São João no Pelô. Foto João Ramos - Bahiatursa

Começa no dia 20 (quinta-feira), às 18 horas, com total infraestrutura, em um palco coberto e arquibancada com capacidade para mais de mil pessoas, na Praça Municipal, o 6º Campeonato de Quadrilhas do São João do Estado da Bahia (categoria adulto). O concurso é uma realização da Febaq (Federação Baiana de Quadrilhas), com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo  e Bahiatursa.

O evento, que atrai milhares de turistas para a cidade, promete chegar arrasando, com novos modelos de quadrilhas juninas, coreografias arrojadas e encenações emocionantes, valorizando os costumes e tradições de cada região. No total, se apresentarão 30 quadrilhas, divididas em quatro grupos, em eliminatórias, durante quatro dias. As seis que obtiverem maior pontuação irão para a final, na disputa pelo título de campeã, que acontece no dia 24.

Procedentes de diversas regiões da Bahia, as quadrilhas serão avaliadas por um júri composto por três pessoas de destacado reconhecimento artístico e cultural, que vão analisar, dentre outros itens: caracterização, ritmo, sincronia, coreografia, marcador, figurino, musicalidade, casamento e conjunto do trabalho.

As três primeiras colocadas representarão a Bahia nos concursos regionais e nacionais. A vencedora participará do Concurso Regional da Globo, realizado na cidade de Cabo Santo Augustinho, em Pernambuco. A segunda, do Concurso Nacional na cidade de Palmas, em Tocantins, e  a terceira vai para o Nordestão, em Fortaleza, no Ceará.

Segundo o presidente da Federação Baiana de Quadrilhas (Febaq), Carlos Brito, é importante a divulgação de diferentes linguagens regionais dentro da mesma manifestação cultural. E a quadrilha junina mostra que tem evoluído muito, nos últimos anos, sem perder a tradição.

Para informações sobre o campeonato, é só entrar em contato com o presidente da Febaq, Carlos Brito, através do telefone 8764-2368.

Confira a programação

Dia 20 de junho, às 18 horas

1ª eliminatória

Dia 21 de junho, às 18 horas

2ª eliminatória

Dia 22 de junho, às 18 horas

3ª eliminatória

Dia 23 de junho, às 18 horas

4ª eliminatória

Dia 24 de junho, às 18 horas – Final do Campeonato

Participação das seis quadrilhas juninas mais bem pontuadas nas eliminatórias.

De 28 a 30 de junho – Despedida do São João com a apresentação das mais pontuadas.