Setur recebe missão do BID para ajustar propostas do Prodetur

Setur recebe missão do BID para ajustar propostas do Prodetur      Foto: Tereza Torres/Setur

Setur recebe missão do BID para ajustar propostas do Prodetur     Foto: Tereza Torres/Setur

Representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Governo do Estado discutiram ajustes finais no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) Baía de Todos-os-Santos (BTS), em reuniões realizadas esta semana na Secretaria Estadual do Turismo (Setur). Entre as novas propostas, estão as de intervenções na Orla Suburbana de Salvador, no trecho entre Periperi e Praia Grande, com revitalização no entorno do VLT e nos acessos à orla, bem como a dragagem no canal de acesso ao Terminal Marítimo de Mar Grande, em Vera Cruz. O investimento total do projeto, que contemplará ao menos 18 municípios, será de U$ 84,7 milhões, sendo US$ 33,9 milhões de contrapartida do Governo.

O BID solicitou estudos complementares com vista à inclusão da orla portuária de Ilhéus e orla fluvial de Itacaré ao Prodetur Bahia. De acordo com o secretário da Setur, Nelson Pelegrino, a expectativa é de que as obras tenham início logo após a próxima missão do BID, marcada para os dias 12 e 13 de março, quando será entregue a documentação solicitada. “A reunião foi muito produtiva e estamos otimistas. Nos próximos 40 dias, estaremos empenhados nos estudos que foram solicitados para podermos dar início ao Programa. A perspectiva é que tenhamos autorização para a missão de arranque já em março” – estimou Pelegrino.

O projeto visa fomentar o turismo náutico e cultural com qualificação profissional e melhorias em infraestrutura turística na Baía de Todos-os-Santos e na Costa do Cacau. Além da especialista líder de Turismo do BID, Adela Moreda, e da chefe de equipe do Prodetur Bahia, Annete Killmer, participaram das reuniões o secretário da Casa Civil do Estado, Bruno Dauster; o superintendente de Investimentos em Polos Turísticos (Suinvest) da Setur, Fernando Ferrero; o prefeito de Itacaré, Jarbas Barros; o secretário do Turismo de Itacaré, Júlio Oliveira; e equipes técnicas da Setur, Casa Civil e Prodetur Bahia.

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863