Governo do Estado entrega à Caixa Econômica projetos destinados a grandes eventos esportivos de 2014

Secretário Domingos Leonelli: projetos contemplam a sinalização turística de Salvador e dos CATs baianos

O secretário do Turismo do Estado, Domingos Leonelli, entregou à Caixa Econômica Federal  os projetos de sinalização turística de Salvador e dos Centros de Atendimento ao Turista, que serão implantados para atender à demanda dos grandes  eventos esportivos que acontecerão em Salvador em 2014. A entrega foi realizada nesta quinta-feira (24), durante reunião com representantes do Ministério do Turismo, da Caixa, da Setur e da Prefeitura de Salvador.

“A partir desta entrega, vamos aguardar a Caixa analisar e aprovar para que possamos licitar e dar andamento para que os projetos sejam executados antes da Copa”, informou Leonelli. “A articulação e integração destes projetos com o site www.bahia.com.br são a base para o fortalecimento do receptivo turístico da Bahia”, pontuou o secretário.

O projeto de sinalização turística de Salvador contempla a instalação de 1.880 placas de sinalização, para orientação de moradores e turistas, a partir do próximo ano. Os novos equipamentos, dos quais 260 serão os primeiros do Brasil, de caráter interativo, com o uso da tecnologia QR Code, contarão com investimentos de R$ 6,4 milhões, captados junto ao Ministério do Turismo e disponibilizados pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo do Estado e Prefeitura de Salvador.

A concepção do projeto executivo, que representa um investimento de R$ 444 mil da Setur, prevê a implantação de 1.350 placas de orientação rodoviária, 270 de rotas de pedestre e 260 interpretativas, em inglês e português. “Estas últimas terão um caráter interativo, com uma conexão com o portal www.bahia.com.br, onde baianos e turistas poderão ter informações detalhadas dos equipamentos turísticos sinalizados, como praias, monumentos, museus, centros de cultura, dentre outros”, acrescenta Leonelli.

As placas serão distribuídas da seguinte forma:

o   Rodoviária: serão implantadas 1.350 placas nos principais eixos de deslocamento da cidade, avenidas e ruas, orientando e direcionando os visitantes aos atrativos;

o   Rotas de Pedestres: serão implantadas 270 placas para orientação dos visitantes que circulam a pé em cinco áreas prioritárias: Centro Histórico e entorno; Cidade Baixa (Comércio); Campo Grande e entorno; Península Itapagipana; e Barra;

o   Interpretativa: serão confeccionadas 260 placas de sinalização interpretativa, bilíngue, para os atrativos turísticos efetivos: edificações com valor histórico-cultural, praças, mirantes, parques e unidades de conservação, mapas animados, mirantes, etc., todas essas com o sistema QR-Code, ofertando a possibilidade de acessar com mais detalhes cada atrativo através da internet;

Outro projeto entregue à Caixa pelo secretário Leonelli é o de confecção de Módulos Portáteis de Atendimento ao Turista  (CATs), que serão implantados em pontos estratégicos da cidade durante os eventos esportivos e em outros eventos, com  investimento total previsto de R$ 1.052.632. Confeccionados em chapas de aço, os CATs baianos são bastante funcionais, facilmente transportáveis e totalmente desmontáveis, características que destacaram o projeto baiano para todo o país. O equipamento projetado na Bahia está sendo apontado pelo Ministério do Turismo como modelo nacional.

Também participaram da reunião o representante do Ministério do Turismo, José Hélder Pereira, o diretor de Turismo da Secretaria de Turismo de Salvador, Érico Mendonça, e José Anselmo, gerente regional da Caixa.