Setur e Bahiatursa começam a montar estrutura para Campeonato de Quadrilhas

Evento  acontece este ano na Praça da Revolução, em Periperi, e deve reunir 40 mil pessoas em quatro dias

O Campeonato Estadual de Quadrilhas foi transferido para o subúrbio Fotos: Rita Barreto/ Bahiatursa

A Secretaria do Turismo e a Bahiatursa iniciam nesta quarta-feira (4 de junho) a montagem da estrutura para a realização da sétima edição do Campeonato Estadual de Quadrilhas, que acontece de 11 a 14 de junho na praça da Revolução, em Periperi. Participam do campeonato 32 equipes da capital e do interior, a exemplo de Madre de Deus, Rio Real, Riachão do Jacuípe, Catu, Cachoeira, Valença, Feira de Santana,  São Francisco do Conde, Itaparica e Barreiras.

“A expectativa é reunir cerca de 40 mil pessoas durante os quatro dias na tenda com palco e arquibancadas e no entorno do evento, movimentando o fluxo turístico e gerando renda”, afirma o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado.  Segundo ele,  não apenas o subúrbio ferroviário se beneficia dessa cadeia produtiva, mas os municípios que se mobilizam para a participação no campeonato,  trazendo caravanas para Salvador e possibilitando o intercâmbio artístico e cultural  com a capital.

Até o final da semana, o chefe de gabinete da Bahiatursa, Paulo Vital, coordenador do projeto de realização do campeonato  de quadrilhas juninas no subúrbio ferroviário, vai se reunir  com representantes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), Polícia Militar, Salvador Turismo  (Saltur)  e Transalvador com o objetivo de operacionalizar a festa garantindo a segurança, a organização dos ambulantes e o transporte público.

Serão três eliminatórias, com a final programada para o dia 14. As seis quadrilhas mais bem pontuadas  se classificarão para a grande disputa. As três vencedoras representarão a Bahia em três concursos: um nacional, que se realizará nos dias 19 e 20 de julho no Ceará,  e dois regionais, que acontecem, em 22 de junho em Goiana, Pernambuco, e 4 e 5 de julho em Teresina, no Piauí.

Para a realização do evento, a federação Baiana de Quadrilhas (Febaq), conta com uma equipe de 20 pessoas, segundo o presidente Carlos Brito, perfazendo um total de cerca de quatro mil participantes, considerando os integrantes das equipes concorrentes. Com a realização da Copa do Mundo este ano, a Prefeitura Municipal não licenciou  a Praça Municipal para a disputa do campeonato. A alternativa foi transferir o concurso para o subúrbio, onde também será realizada festa junina com a mesma estrutura.