Serviço de Atendimento ao Turista informa e facilita a vida de quem visita a Bahia

Atendimento ao turista em Salvador

Atendimento ao turista em Salvador  Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Para receber os turistas que visitam a Bahia, especialmente no verão, a Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Bahiatursa) e a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) mantêm, em convênio com o Sebrae, três postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), que concentram em um só local os serviços mais procurados pelos visitantes.

Segundo o diretor de operações da Bahitursa, Paulo Vital, os turistas nacionais vêm principalmente de São Paulo e do Rio de Janeiro, e os estrangeiros da Argentina e da Alemanha. “Estamos com uma média de até 50 atendimentos por dia em cada um dos nossos postos, no Pelourinho, na Rodoviária e no Aeroporto Internacional de Salvador”. Ele informa que o estado possui 13 zonas turísticas e que a mais procurada é a Chapada Diamantina, devido ao turismo de aventura. “Temos também a Costa do Descobrimento, a Costa das Baleias, Costa do Dendê, Costa dos Coqueiros no Litoral Norte, temos a questão do vinho na região de Juazeiro, e é possível se informar melhor sobre tudo isso nos postos do SAT”.

No SAT funciona um balcão informativo onde o turista pode obter informações sobre os destinos da Bahia, mapas e folheteria. O atendimento é feito por estudantes bilíngües dos cursos de turismo. Lina Gonzales veio da Colômbia com o marido e buscou informações no SAT do Pelourinho. A turista elogiou o serviço. “O atendimento foi rápido, bom, a atendente respondeu tudo o que perguntei. O processo foi fácil e é muito cômodo eu estar aqui”.

De Santa Catarina, Luiz Henrique Silveira, 23 anos, e Lídia Coelho, 28, vão passar 15 dias na Bahia. “A gente veio ao SAT saber como chegar à Ilha de Itaparica. Eles nos tiraram todas as nossas dúvidas e nos deram mais informações sobre o que fazer por aqui. Foi muito bom”.

O primeiro SAT foi inaugurado em dezembro de 2007, no antigo prédio do Sebrae, no Pelourinho, e funciona todos os dias, incluindo sábados e domingos, das 9h às 21h. Outros serviços oferecidos são Internet Café, espaço para leitura e pesquisa, atividades culturais como a exposição permanente de artesanato regional, exposições temporárias sobre as regiões turísticas da Bahia, exposição de DVDs, ações de educação ambiental, Disque turista e telefone para ligações nacionais e internacionais.

Além do SAT (acesse o link do vídeo), os turistas podem dispor de postos de informações turísticas espalhados em Salvador e em várias regiões do estado.
• SAT – PELOURINHO
End.: Rua das Laranjeiras, nº02 – Pelourinho – Centro Histórico
Tel.: 71 3321 2133, 2463
Horário: Diariamente das 08h30 às 21h
• AEROPORTO
End.: Aeroporto Internacional Dep. Luís Eduardo Magalhães
Tel.: + 71 3204.1444
Horário: Diariamente das 08h30 às 23h
• RODOVIÁRIA
End.: Av. Antônio Carlos Magalhães, nº 4362 – Iguatemi
Tel.: 71 3450.3871
Horário: Diariamente das 07h30 ás 22h

Repórter: Raul Rodrigues

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091