Semana da Diversidade tem resultado positivo

Albino e Medrado prestigiaram acontecimento. Foto: Rita Barreto/Bahiatursa

A execução do Hino Nacional e a coroação do padrinho da parada deste ano, o estilista e coordenador especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, Carlos Tufvesson, abriram os festejos da 13ª Parada Gay realizada neste final de semana, em Salvador. O evento reuniu um grande público lotando as principais ruas do entorno do Campo Grande ao Centro Histórico de Salvador, num clima de muita paz e alegria e marcou o encerramento da III Semana da Diversidade que começou dia 14 deste mês.

O acontecimento organizado pelo GGB e pelo grupo Quimbanda Dudu contou com o patrocínio da Bahiatursa e da Prefeitura de Salvador e o apoio das secretarias de Estado da Cultura, Justiça, Saúde e Cidadania e Direitos Humanos. Em solenidade realizada no foyer do Teatro Castro Alves, o Grupo Gay da Bahia (GGB) premiou personalidades que se destacaram por suas contribuições à diversidade cultural LGBT.  Para o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, “o trabalho e o esforço de cada um dos homenageados precisam ser vistos e agradecidos, pois cada um deles tem contribuído dentro de seus segmentos para o fortalecimento da luta e visibilidade da causa LGBT”, salientou.

Fizeram parte da solenidade a 1ª dama do Estado, Fátima Mendonça, o prefeito de Salvador, ACM Neto, o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, o secretário da Cultura do Estado, Albino Rubin, o padrinho da 13ª Parada Gay, Carlos Tufvesson e Marcelo Cerqueira, presidente do GGB, o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, entre outros.   Marcelo Cerqueira disse que a Semana da Diversidade teve saldo positivo, “principalmente pela tranquilidade e pelas nossas atividades que melhoram a cada ano, em infraestrutura, logística e principalmente pela participação popular”, frisou Marcelo.

Segundo o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, “a Bahiatursa e a Setur têm se esforçado na realização desse evento, pois além de ser um segmento que vem apresentando uma taxa de crescimento anual, possui um tipo de turista que gasta três vezes mais do que o de lazer. Conforme dados da Organização Mundial de Turismo, os gays representam 10% do número total de viajantes anuais e do dinheiro movimentado, 15% vêm desse segmento”, destacou, Medrado

Para Carlos Tufvesson, que deu uma aula para mais de 100 estudantes de moda, foi emocionante. “moda reflete o pensamento mais profundo e a cultura do povo. E Salvador e Rio são cidades com um DNA cultural fortíssimas”.