Semana da Diversidade: programação da sexta-feira (6) tem festival de cinema, workshop e palestras

6138414484_1bee8b494d_z

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma programação variada, que engloba palestras, sarau, workshop e festival de cinema, marca o quinto dia da II Semana da Diversidade, sexta-feira (6/9), tendo como convidada a população em geral. Iniciada na segunda-feira (2/9), a II Semana da Diversidade tem seu ponto alto no domingo (8), com a realização da 12ª Parada Gay da Bahia, que, este ano, tem como tema “Somos milhões: estamos em todos os lugares”.  Os eventos são organizados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), com apoio da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) e Bahiatursa.

Com acesso gratuito mediante inscrição prévia e certificação para estudantes de graduação, o II Seminário da Diversidade, realizado até hoje (6) na Universidade Salvador (Unifacs), Caminho das Árvores, traz, das 14h às 14h40, a mesa-redonda “A construção do Estado laico no Brasil e os desafios para a Justiça e a Educação para a manutenção dos direitos das minorias”. O encontro tem como presidente Luiz Mott, professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e fundador do GGB, e como moderadora Olívia Santana, chefe de Gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre).

O casamento igualitário como ícone da universalidade das garantias constitucionais é o tema da palestra proferida, das 14h50 às 15h40, por Jurema Cintra Barreto, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Enfrentamento à Homofobia da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB). Em seguida, será a vez da deputada Erika Kokay, da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento à Aids (Brasília, DF),  falar sobre “O avanço do fundamentalismo religioso na política brasileira: desafio aos direitos humanos”, das 15h50 às 16h40.

 ciclo de palestras será encerrado com o tema “O entorno conservador e o aumento do bullying escolar contra LGBT, negros e outras minorias”, enfocado pela antropóloga e superintendente da Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Amélia Tereza Santa Rosa Maraux.

Ainda como parte da programação da sexta-feira, a noite reserva o Sarau Lés (Só para elas).  Com entrada franca, o evento, que acontece no Ceao/Ceafro, Largo 2 de Julho, Centro, às 18h, conta com  filmes, poesia, música, dança, fantasia, tudo da cena lésbica, e tem como facilitadoras Vida Bruno (SSA-BA), Eide Paiva (SSA-BA) e Márcia Cabral (Minas de Cor – SP).

O quinto dia da Semana da Diversidade oferece, ainda, um workshop, com um curso básico de montagem para quem quer ser drag queen e ator transformista. Realizado na sede do Grupo Gay da Bahia (GGB), das 14h às 18h, o curso tem como palestrante Walter Santiago, arquiteto, ator transformista idealizador da personagem Dion Santiago.

E para quem gosta da teleona, tem filmes na sala Walter da Silveira, com a Mostra Festival de Cinema Mix Brasil, das 18h às 21h. Saiba mais sobre a programação da II Semana da Diversidade e da 12ª Parada Gay da Bahia, no portal oficial de turismo do estado: www.bahia.com.br.

Saiba mais sobre a programação da II Semana da Diversidade e da 12ª Parada Gay da Bahia, no portal oficial de turismo do Estado: www.bahia.com.br

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863