Segurança garante folia junina nos largos e praças do Pelourinho

Operação de segurança no São João da Bahia Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

Operação de segurança no São João da Bahia    Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

O forró e outros ritmos estão animando baianos e turistas, neste domingo (21), no segundo dia do São João da Bahia, no Pelourinho. Para garantir a paz e a tranquilidade no Terreiro de Jesus e nos largos e praças, um planejamento especial de segurança está sendo colocado em prática. Os pontos de acesso aos locais onde a festa está sendo realizada estão sendo monitorados pela Polícia Militar, com detectores de metais. O Corpo de Bombeiros também está a postos para atender possíveis ocorrências.

O advogado Gustavo Cisneiros, 28 anos, é de Salvador e foi ao Pelourinho com mais duas amigas e um amigo. Segundo ele, o São João do Pelô é uma festa onde a diversão é garantida pela segurança. “Aqui no Terreiro de Jesus, onde estão acontecendo os shows, está bem policiado e tranquilo. Na entrada principal tem um portal onde as pessoas são revistadas e isso não incomoda, pelo contrário, é benéfico não somente para mim, mas para a segurança de todos”.

Neste domingo, no Terreiro de Jesus, as atrações são Canários do Reino, Geraba, Cangaia, Elba Ramalho e Del Feliz. E no Largo do Pelourinho, se apresentam Flor de Maracujá, Flor Serena e Caviar com Rapadura.

Recomendações 

Segundo o tenente-coronel Walter Menezes, comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, a corporação está recebendo reforço do Batalhão Turístico, da Cavalaria, do Esquadrão Águia, da Polícia Ambiental, entre outros órgãos. “Ontem foram mais de 40 mil pessoas e não tivemos nenhum fato grave. O Pelourinho todo está de braços abertos para turistas, para baianos e para as famílias”. Segundo o comandante, este ano a festa está começando mais cedo, às 14h. “A recomendação para quem vier é colocar o carro em local autorizado, nos três estacionamentos privados e, se for beber, venha de táxi ou de ônibus”.

O Corpo de Bombeiros da Bahia também está atuando para garantir a segurança durante a festa. A supervisora do serviço do 1º Grupamento de Bombeiros Militares, Ana Fausta, informou que a corporação disponibilizou 26 homens equipados para atender à população. “Nós distribuímos os grupamentos que atuam em diversos locais como socorristas. Qualquer pessoa que tenha um mal súbito, por exemplo, nós prestamos os primeiros socorros e encaminhamos à ambulância, quando necessário. As pessoas podem se divertir em paz, quem precisar dos Bombeiros pode ligar 193, pode nos acionar na sede da Polícia Militar ou se dirigir diretamente para nossos grupamentos que estão atuando na festa”, informou Fausta.

Com informações da Secom-Ba.

Veja cobertura completa do São João da Bahia.

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863