Sat da Bahiatursa completa sete anos e receptivo tem reforço no aeroporto

Receptivo especial atende turistas no  Aeroporto    Foto Ronaldo Macedo/Bahiatursa

Receptivo especial atende turistas no Aeroporto    Foto Ronaldo Macedo/Bahiatursa

O Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), que este mês completa sete anos de criado pela Bahiatursa, iniciativa inédita e que serviu de modelo para vários estado do país, recebeu esta semana, um reforço de 40 funcionários da Infraero. Estes agentes irão fazer parte de um receptivo especial dessa empresa que administra aeroporto Internacional de Salvador Luiz Eduardo Magalhães. O trabalho começou esta semana, (15) e vai até 10 de janeiro.

Segundo o coordenador Regional de Marketing e Comunicação Social, da Infraero, Erivaldo de Almeida Cruz, a criação desse receptivo especial é uma ação de preparação para atender o grande fluxo passageiro estimado para esse período, tendo em vista o resultado de uma pesquisa do Ministério do Turismo que aponta Salvador como o destino preferido pelos brasileiros neste verão.

Para Erivaldo a expectativa é de um acréscimo de 10% no fluxo de passageiros nesse período, passando de 25 mil para 27.500 pessoas/dia. No período natalino, a expectativa é que esse número chegue a 35 mil pessoas.  Já o fluxo de aeronave pouso/decolagem deve crescer 7%.

Os integrantes do receptivo especial são funcionários da Infraero, deslocados da área Administrativa para a área de Operação, possuem vários cursos de qualificação e de atendimento ao público. “Esses cursos de capacitação são uma preocupação da empresa para oferecer um serviço de excelência” disse o coordenador.

Os agentes estão vestidos com um colete amarelo para diferenciar das demais pessoas que trabalham e transitam no aeroporto, tendo escrito na parte das costas frase em inglês e português: May I Help You/Posso Ajudar? Munidos de rádio para se comunicar com o balcão de informação da Infraero, se for preciso, “os amarelinhos” como já passaram a ser chamados estão espalhados em todas as áreas do aeroporto e prontos para dar quaisquer esclarecimentos.

Rubens Souza Marques Filho, um dos agentes, disse que se sentia muito a vontade em trabalhar no receptivo especial, pois além de estar preparado para tratar diretamente com o público, conhece perfeitamente tudo a respeito do aeroporto.

Solimar Fernandes que estava em dificuldade em localizar o vôo que sua irmã vinha de São Paulo ficou surpreendida com esse tipo de serviço. “Muito bom. Quando me vi em apuros , virei para o lado e vi esse rapaz (Rubens), com esses dizeres nas costas oferecendo ajuda. Foi um alivio. parabéns”. sintetizou.

Enquanto os agentes da Infraero estão atuando mais sobre as ações na área do aeroporto, os agentes da Bahiatursa trabalham na orientação aos turistas sobre as 13 zonas turísticas, hotéis, taxis e distribuem folhetarias diversas sobre pontos turísticos e mapas da cidade do Salvador. ”É um trabalho em conjunto que só faz somar e deixa satisfeito o visitante”, disse a supervisora do SAT da Bahiatursa, Cleusa Leão.

As estagiárias Natalia Martins, 20 e Vitoria Araujo, 19, que falam inglês e espanhol, além do português, obviamente, fazem parte de uma das três turmas que se revezam no atendimento do SAT no aeroporto. Ele funciona todos os dias, das 08h às 23h, em uma loja que fica localizada em frente ao ponto de desembarque, no térreo. Tel: + 55 71 3204.1444

As turistas israelenses, Ayelet Segal, Chen Alsobi e Yuval Mizrachi que visitam pela primeira o Brasil, disseram que gostaram muito do atendimento prestado pelo SAT de Salvador e que saíram dali seguras para chegar a Morro de São Paulo, destino das três turistas. Informaram que a escolha da Bahia foi indicação de amigas israelenses e que depois seguirão para o Rio.

O primeiro Sat foi inaugurado em dezembro de 2007, no antigo prédio do Sebrae no Pelourinho, na Rua das Laranjeiras, nº 2, Centro Histórico. Ele  funciona todos os dias, inclusive sábado e domingo das 8 às 21hs.Tel; +55 71 3321 2133 / 2463.

O terceiro Sat funciona na rodoviária de Salvador, na Av. Antonio Carlos Magalhães, 4362 – no Iguatemi, nos horários das 7h30 às 22hs. Tel + 55 71 3450.3871. Além dos Sates, os turistas podem dispor de postos de informações turísticas espalhados em Salvador e em várias regiões do estado.