São João do Pelourinho aberto com shows nos largos na quinta-feira

Festa nos largos do Pelourinho Foto: Alberto Coutinho/ GOVBA

Os festejos juninos foram oficialmente abertos no Pelourinho, no início da noite desta quinta-feira (20), com programação nos três largos: Tereza Batista, Quincas Berro D’Água e Pedro Arcanjo. A festa no Centro Histórico, que segue até segunda (24), traz o tema “Respeita as Mina”. O São João da Bahia é promovido pelo Governo do Estado, através da Bahiatursa.

As apresentações neste primeiro dia de festa começaram a partir das 18h. A banda Filomena Bagaceira foi a primeira atração da noite a subir no palco do Largo Tereza Batista. O vocalista do grupo, Mamma Souza, destacou o apoio à campanha “Respeita as Mina”. “Este é um tema muito oportuno na nossa sociedade. Eu tenho uma canção que diz ‘puxa, agarra e beija’, e eu sempre faço a observação de que essas coisas podem acontecer somente se elas [as mulheres] permitirem. É um prazer fazer esse São João do Pelourinho que tem uma característica peculiar e a presença de muitas famílias”, contou.

Também se apresentaram, no Largo Tereza Batista, o cantor Gereba, A Patroa, Forró Passa Pé e Viny Brasil.

No Largo Pedro Archanjo, a banda Tio Barnabé levou um repertório eclético para o show de abertura do espaço, seguida por Rebeca Tarique, Lucas Melo, Edd Bala e Utal do Xote. Já no Quincas Berro D’água, o público teve a oportunidade de conferir um show de forró mais tradicional, com a banda Sobepoeira, Xote Bacana, Norberto Curvelo, Xote de Anjo e Carlos Villela.

Respeita as Mina

A ideia é sensibilizar o público que vai aproveitar os dias de festa no Pelourinho sobre o enfrentamento contra a violência da qual as mulheres são vítimas cotidianamente. Durante os dias de folia, a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) estará com equipes no local para divulgar a campanha e propor reflexão sobre o tema. A festa tem um forte apelo visual que foi utilizado como estratégia para o fortalecimento da figura feminina. A decoração instalada em 780 mil metros quadrados é composta, basicamente, por figuras de mulheres.

A Secretária da SPM, Julieta Palmeira, ressaltou que a campanha utiliza a festa popular para promover uma discussão saudável. “O São João é uma festa muito característica da nossa região, e esse ano decidimos usar este espaço para a promoção de uma consciência coletiva, de governo e sociedade, para o enfrentamento a todo tipo de violência contra a mulher. Queremos relações saudáveis entre homens e mulheres, e lembramos que, depois do ‘não’ de uma mulher, tudo é assédio”.

A secretária ainda acrescentou que, na abertura dos shows no palco principal, que ocorre na sexta-feira (21), todas as apresentações serão de artistas mulheres, entre cantoras e percussionistas. Ela afirma que é um ato simbólico para mostrar o protagonismo da mulher na música.

O São João do Pelourinho contará com grandes nomes do forró, que irão se apresentar no palco principal da festa, a partir de sexta. Na lista estão nomes como Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo.

Repórter: Jairo Gonçalves – Secom Bahia

3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091