Salvador em clima de pré-carnaval

Faltando menos de 15 dias para a realização da maior festa de rua do planeta e Salvador já respira o clima da folia de momo. Neste domingo (27), a partir das 11h, a animação irá tomar conta das ruas do bairro do Rio Vermelho com o desfile do bloco Lero-Lero, fundado por moradores da região para anunciar a chegada dos festejos em homenagem a Iemanjá.

Com 73 anos de tradição, o bloco formado por cerca de 150 integrantes, tem como ponto de partida a Vila Matos, passando pelos Largos de Santana e Mariquita, retornando em direção a Praia da Paciência, relembrando os antigos carnavais ao som da fanfarra, do sopro e da percussão.

A festa que tem o apoio da Bahiatursa atrai a cada ano, um público de cerca de duas mil pessoas, entre moradores, baianos e turistas que acabam por se contagiar com a alegria do bloco. Integrante há mais de 50 anos, Wellington Pinelli, não perde um desfile, mesmo não sendo mais morador do Rio Vermelho.

“Eu participo desta festa desde que me entendo por gente. Atualmente moro no Engenho Velho, mas continuo fazendo parte e lutando para manter esta tradição que passa de geração em geração”, afirma Pinelli.

Já a tradicional Festa do Rio Vermelho, acontece no dia 02 de Fevereiro, com o desfile do afoxé dos filhos de Gandhy, em um cortejo especial para presentar à rainha do mar, mãe de todos os Orixás. Durante todo o dia, milhares de fieis deixam seus presentes ao lado da Casa de Iemanjá e às 16h, os barcos com centenas de balaios repletos de oferendas, seguem em procissão junto ao presente principal até o alto mar.

No domingo (3) será a vez da comunidade de Itapagipe curtir com o Pré-carnaval da Ribeira, que irá percorrer a Avenida Beira Mar, a partir das 14h. Bandas de sopro e fanfarras se unem aos Pierrots de Plataforma, Bonecos de Olinda, Mamulengos, a Boiada Multicor, ao grupo Zambiapunga de Nilo Peçanha, entra outras manifestações culturais para anunciar a chegada da grande festa que é o Carnaval de Salvador .

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863