Salão Baiano de Turismo é aberto oficialmente

Principal ferramenta de marketing e divulgação da Bahia como destino turístico, o I Salão Baiano de Turismo foi aberto oficialmente nesta quinta-feira (17) pelo governador Jaques Wagner e pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira. A solenidade, no Centro de Convenções, em Salvador, também contou com a presença do secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, e do dirigente da Embratur, Marco Lomanto.

Na ocasião, as autoridades percorreram o Pavilhão de Feiras do Centro, onde conheceram a maquete ilustrada da Bahia, assistiram às apresentações culturais de diversas regiões baianas como a Zabiapunga, do Baixo Sul do Estado e visitaram exposições como a dos últimos cinco anos do turismo baiano e o palco musical por onde passarão grandes artistas da música regional.

O governador Jaques Wagner enfatizou o potencial dos baianos em receber bem os visitantes e destacou alguns números do setor no Estado. “Chegamos a ter 25 voos internacionais em 2011, estamos com 22 estabelecimentos hoteleiros pré-selecionados pela Fifa, para a Copa do Mundo, e devemos receber investimentos privados de US$ 5,4 bilhões em hotelaria”, ressaltou.

Sobre o Salão, Wagner destacou que o evento vai exibir todas as potencialidades do turismo baiano, que tem Salvador como seu destino mais conhecido. “Esse evento reflete o trabalho de cinco anos visando à interiorização do turismo para levar visitantes aos vários caminhos da Bahia”, pontuou o governador.

Ainda sobre a interiorização, o gestor disse que o governo baiano está fazendo um grande esforço, com a recuperação das rodovias estaduais, para melhorar a qualidade do fluxo e das viagens.

Sobre Copa do Mundo, Wagner lembrou que há necessidade de qualificar e investir no turismo, “pois o Estado é o maior receptor de turistas do Nordeste e que há grandes chances de garantir a Copa das Confederações em Salvador”. Para isso, a Fonte Nova já está com 60%das obras adiantadas.

Estrutura moderna foi montada para o evento

Uma moderna estrutura foi preparada para o I Salão Baiano de Turismo. As 13 zonas turísticas do Estado contam cada uma com um estande de 50 metros quadrados e também há um espaço destinado a 50 balcões para exposição individual dos municípios turísticos.

“Esta é a maior operação de vendas do turismo da Bahia em toda a história. Estamos trazendo mais de cem operadores brasileiros e estrangeiros, além de jornalistas nacionais e internacionais, para mostrar o nosso mundo chamado Bahia”, disse o secretário Domingos Leonelli.

Do lado direito do pavilhão foram montados 60 estandes de nove metros quadrados para exposições comerciais das empresas baianas que fazem receptivo turístico.

Para as rodadas de negócios, serão disponibilizadas 60 mesas, em ambiente fechado, com ar-condicionado. Os encontros pré-agendados ocorrerão através de parceria com o Sebrae. Além desse espaço, serão disponibilizadas outras duas salas fechadas e climatizadas: uma com capacidade para até 40 pessoas, e outra com capacidade para até 20 pessoas, a serem utilizadas para reuniões de trabalho.

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091