Oficina foi promovida pela Bahiatursa, Sebrae, Pocket, Dois Terços e GGB Foto: Genilson Coutinho/ Divulgação
A idealização de um roteiro turístico de cinco noites e quatro dias para orientar os turistas que visitam Salvador por ocasião a IV Semana da Diversidade e da 14ª Parada Gay, que acontecem de 6 a 13 de setembro próximo. Este foi o resultado da oficina de roteirização do turismo GLS, promovida pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa), Sebrae, revista Pocket, site Dois Terços e Grupo Gay da Bahia (GGB).
A ação pioneira, com foco no status gay-friendly do Estado, aconteceu no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Pelourinho, na semana passada, com visita a monumentos e territórios identificados pelo grupo. A parada acontece no dia 13 de setembro no centro da cidade e deve receber cerca de 800 mil pessoas.
O EVENTO - A abertura contou com a presença de representantes do governo do Estado e do município, empresários, além de membros do comitê LGBT da prefeitura de Salvador. “O encontro atingiu o objetivo de identificar e hierarquizar os atrativos turísticos para criar uma identidade capaz de fortalecer Salvador como um destino GLS forte no cenário nacional e internacional”, afirmou o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado.
Para o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Celso Cotrim, o evento é importante para o fortalecimento do segmento do turismo GLS para a economia da Bahia. Ele sinalizou que essa é uma das muitas ações em prol da causa LGBT que estão na pauta da Bahiatursa.
A trans Paulete Furacão, representante da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, disse que a oficina coloca a Bahia no topo dos eventos mais importantes do país voltados para o público gay. “O meu desejo é que nossa parada conquiste o posto de maior do mundo, pois já estamos muito próximos diante de todo trabalho que o GGB tem desenvolvido ao longo do tempo, com o apoio da Bahiatursa”.
Os empresários do grupo San Sebastian, José Augusto e André Magal, salientaram que há uma necessidade de mais apoio e um olhar diferenciado para o seguimento. Ressaltaram o crescimento do turismo LGBT na capital, que é visivelmente notável nos eventos promovidos pelo grupo, que cada vez mais tem atraído público de todos os estados do Brasil.
O presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, se mostrou otimista e pronto para a construção do roteiro, que, de acordo com ele, será um novo mecanismo para atrair os turistas em números maiores para Salvador. “Esse é o novo desafio que vamos vencer e mostrar que nosso estado está preparado para receber bem os turistas. Fico feliz com esse olhar cuidadoso da Bahiatursa e todos os parceiros na construção deste roteiro”.
As oficinas foram destinadas aos empresários do setor de turismo, que discutiram caminhos para o fortalecimento do turismo na capital e no interior.