Rodada de negócios carnavalescos reúne 65 empresas no Centro de Convenções

Presidente da Bahiatursa no encerramento do 3º Fórum do Carnal de Salvador   Foto: Fernanda Belo

Presidente da Bahiatursa no encerramento do 3º Fórum do Carnaval de Salvador     Foto: Fernanda Belo/Bahiatursa

Empresas compradoras do segmento carnavalesco (entidades como blocos e afoxés) e fornecedoras do ramo de alimentos, bebidas, adereços, calçados, instrumentos musicais e bancos reuniram-se na manhã desta quinta-feira (11/12), com suporte do Sebrae-Ba, no Centro de Convenções da Bahia, em uma rodada de negócios, ação complementar do 3º Fórum do Carnaval de Salvador, encerrado na quarta-feira.

Cerca de 35 compradoras e 30 fornecedoras participaram do evento, com o objetivo de fortalecer seus produtos e serviços, gerando oportunidades de negócios com grandes empresas, além de parcerias e troca de experiências visando o carnaval.

Segundo José Élio de Souza, coordenador de projetos do Sebrae – Unidade Regional de Salvador, nas reuniões, com cerca de 30 minutos, os participantes apresentaram seus produtos e serviços de maneira objetiva e eficaz. “Nosso maior objetivo, hoje, é fomentar negócios aproveitando o crescimento econômico da cidade”, completou.

O Presidente do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), Pedro Costa, promotor do evento, falou que a rodada de negócios foi uma ótima oportunidade para que as empresas divulgassem seu produtos. Também ressaltou os benefícios do encontro: “Muitas vezes o empresário fecha negócios em outros estados, porque não tem conhecimento dos fornecedores da região e acabam tendo maior custo. Essa troca de contatos é interessante para os dois lados.

“Pela primeira vez o Comcar e representantes da Secretaria do Turismo e da Bahiatursa, Prefeitura, Câmara Municipal de Salvador, Sebrae e empresários têm uma relação com produtos carnavalescos. É um começo para profissionalizar os diversos segmentos do Carnaval, além da expectativa de realizar, no mês de agosto de 2015, uma Feira Nacional do Carnaval com a participação de compradores de todo Brasil. Proporcionamos ao público soteropolitano uma relação mais próxima com produtores do Carnaval”, ressaltou Pedro Costa.

O Diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, “falou que pela primeira vez uma rodada de negócios expõe um dos aspectos mais importantes do carnaval, a cadeia produtiva, fortalecendo compradores e vendedores.

Já Amilton Souza, um dos diretores do Bloco do Caldo, bloco de percussão, que sai no Circuito Barra, juntou a curiosidade com a oportunidade. “Participar de eventos como este é uma forma de mostrar que estamos inovando. Buscando o que há de melhor no mercado e favorecendo a competitividade. Achei interessante essa troca de informações. É muito útil e facilitadora”, disse o empresário.

O gerente de relacionamento do Bradesco Josimar Quadros disse que a instituição estava ali para apoiar as empresas carnavalescas e indicar a linha de crédito.