Regata da Primavera intensifica turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos

A expectativa é que a regata reúna um público de mais de 3 mil pessoas Foto:  Eduardo Pelosi/ Setur

A expectativa é que a regata reúna um público de mais de 3 mil pessoas  Foto: Eduardo Pelosi/ Setur

A 39ª edição da Regata da Primavera promete agitar o final de semana dos amantes do turismo náutico. A competição reunirá cerca de 80 embarcações e 500 velejadores, entre os dias 1º e 2 de novembro, partindo da Ponta do Humaitá em direção à localidade de Mutá, em Jaguaripe-BA. O evento é promovido pelo Saveiro Clube da Bahia, sob coordenação da Via Náutica Consultoria e Eventos, e conta com o apoio da Secretaria do Turismo e Bahiatursa.

De acordo com Everton Fróes, representante da Via Náutica, a importância do evento está em realizar um percurso propício para o turismo náutico, percorrendo a Baía de Todos-os-Santos, e promover a integração com a comunidade de Mutá e o seu entorno. “Além de atrair um grande número de pessoas para o segmento, a nossa intenção é movimentar a economia local”, ressalta.

Entre os participantes estão velejadores do Yacht Clube da Bahia, Aratu Iate Clube, Saveiro Clube da Bahia, Clube Angra dos Veleiros, Ocema Iate Clube, Marina e Estaleiro Aratu, Bahia Marina, Pier Salvador, dentre outras embarcações de demais estados do país.

A largada da regata está prevista para as 13 horas de sábado, com chegada em Mutá no final da tarde. Além da competição de embarcações, a programação conta com apresentações do grupo regional de samba de roda Sambadeiras de Mutá e de Léo Macedo, cantor da banda Estakazero, que se apresenta com a Plano C, em um  projeto paralelo.

O público ainda terá a oportunidade de conhecer outros aspectos culturais de Mutá nas feiras de produtos regionais e quermesses montadas no local. Além disso, fazem parte da programação uma confraternização e a solenidade de premiação. Os alunos do concurso de trabalhos sobre preservação ambiental também serão premiados. A expectativa é que a regata reúna um público de mais de 3 mil pessoas.