Regata da Primavera encanta turistas e baianos na Ponta do Humaitá

Os turistas que visitaram a Ponta do Humaitá, um dos principais pontos turísticos de Salvador, neste sábado (26), puderam assistir a um verdadeiro baile de veleiros e saveiros nas águas da Baía de Todos-os-Santos. A 36ª Regata da Primavera reuniu cerca de 100 embarcações que deixaram a paisagem da Península de Itapagipe ainda mais encantadora.

A regata, que antes saía da Ribeira, ficou mais próxima do público com a largada na Ponta do Humaitá. Durante a manhã, a festa contou com apresentações musicais, feira de artesanato, campanha de preservação ambiental e um estande da Marinha do Brasil.

De acordo com Marcelo Fróes, um dos organizadores do evento, trazer a regata para perto dos baianos e dos turistas incentiva o esporte e ajuda a fortalecer a cultura náutica. “Queremos que eles aproveitem não só as praias, mas, também, o nosso lindo mar e essa baía tão especial que atrai gente do mundo inteiro”, ressaltou Fróes.

Nem a chuva que apareceu pela manhã ameaçou a festa. Minutos antes da largada, o sol tomou conta do pedaço e fez o público aproveitar melhor a festa. Às 12h30, a organização do evento deu a largada da primeira categoria, a de Veleiros de Oceano, que saiu em direção à contracosta da Ilha de Itaparica, passou pela Ilha de Maré, pela Reserva Ambiental da Ilha do Medo e Matarandiba, com destino final na praia de Mutá. A competição também incluiu monotipos e saveiros.

Os tradicionais saveiros ajudaram a colorir o cenário da Península de Itapagipe. Foto: Eduardo Pelosi/Setur

Os tradicionais saveiros ajudaram a colorir o cenário da Península de Itapagipe. Foto: Eduardo Pelosi/Setur

Para a carioca Ana Cláudia Raposo foi uma surpresa encontrar mais uma paisagem tão bonita no litoral baiano. “Só conhecia, por foto, o Farol da Barra, não imaginei que tinha tantos outros lugares lindos. E ainda encontramos essa festa, só na Bahia mesmo”, exclama a turista.

No final da tarde, uma festa recepcionará os velejadores que terminarem a prova. Além disso, estudantes de escolas municipais da Ilha de Itaparica serão premiados pelos trabalhos de preservação ambiental.

O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, prestigiou o evento e explicou que o incentivo aos eventos náuticos é uma das iniciativas que surgiram da decisão do governador Jaques Wagner, de revitalizar e fortalecer o turismo na Baía de Todos-os-Santos (BTS).

“Estamos redescobrindo a Baía de Todos-os-Santos e queremos transformá-la num distrito turístico-cultural que envolve desde a implantação de estruturas físicas a melhorias socioculturais”, explica o secretário.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), vai investir mais de R$161.45 (US$ 85) milhões na BTS, na melhoria da infraestrutura náutica, como construção e recuperação de atracadouros, píeres e terminais hidroviários, além de outras ações, como a capacitação profissional para atender à demanda náutica.

Os recursos são do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e serão aplicados na implantação de infraestrutura náutica em toda a BTS.

Turismo Náutico

A Baía de Todos-os-Santos é considerada por navegadores de todo o mundo um local ideal para o turismo náutico, pois reúne boas condições de navegabilidade, com águas calmas e mornas, além de bons ventos.

Com área total de 1.052 km², a Baía de Todos-os-Santos é a segunda do mundo em tamanho e a primeira de clima tropical, uma vez que a maior baía, situada no Canadá, fica congelada praticamente o ano inteiro. É também a maior baía navegável do litoral brasileiro, comparada ao Mar Mediterrâneo por praticantes de esportes náuticos.

A cultura é outro ponto de destaque na Baía de Todos-os-Santos. Nessa zona turística está localizado o Recôncavo, que sediou importantes capítulos da história da Bahia e do Brasil, como as heroicas lutas pela independência, e reforça o imaginário do povo baiano com a forte influencia da religiosidade africana e o sincretismo.

A 36ª Regata da Primavera é uma realização do Saveiro Clube da Bahia, com o patrocínio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, Bahiatursa, Sebrae, Bradesco Consórcios, Petrobras, Bahiagás e Salvador Neon.

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091