Regata Aratu-Maragojipe reúne mais de 400 embarcações na Baía de Todos-os-Santos

O número de inscritos é 150, mas outros 300 barcos acompanham o cortejo que conta com patrocínio da Bahiatursa

A coordenação  espera um total de 2.500 pessoas participando do evento. Foto: Rita Barreto/Bahiatursa

A coordenação espera um total de 2.500 pessoas participando do evento. Foto: Rita Barreto/Bahiatursa

Será realizada sábado, 30, na Baía de Todos-os-Santos, a maior competição náutica de percurso do país, a Regata Aratu-Maragojipe, que completa 45 anos. O início da competição está previsto para as 10 horas, saindo de Aratu. As embarcações cruzam a baía e entra no rio Paraguaçu rumando até Maragojipe. Passam pelas Ilhas de Maré, dos Frades, Itaparica, do Medo, Barra do Paraguaçu e São Roque, dentre outros pontos

A abertura oficial da regata, que tem patrocínio da Bahiatursa, está prevista esta sexta-feira, 29, às 20 horas, na sede do Aratu Iate Clube, e contará com a presença de autoridades civis e militares, além de esportistas, imprensa e convidados especiais.  Promovida pelo Aratu Iate Clube, com a coordenação da Via Náutica Consultoria & Eventos, a regata deverá reunir cerca de 150 barcos, devidamente inscritos e envolverá uma média de 1.100 velejadores.

Segundo o dirigente Marcelo Froes, do Aratu Iate Clube, esses números deverão dobrar tanto de barcos quanto de velejadores, pois já é de costume se juntarem ao cortejo outras 300 embarcações entre veleiros, barcos e escunas, perfazendo um total de aproximadamente 2.500 pessoas a mais. A grande novidade deste ano é a mudança do local dos festejos, passando da parte alta da cidade de Maragojipe para a parte baixa, junto ao píer, na região do Caijá, à margem do Rio Guaí (Afluente do Rio Paraguaçu).

Além da festa de entrega dos prêmios aos melhores velejadores, haverá shows de bandas de forró, desfile de blocos de mascarados (um patrimônio imaterial da Bahia), feira de artesanato e samba de roda. Dentre as bandas se destaca a Estacazero, de Leo Macedo. Merece destaque, também, a participação do cruzeiro Costa Leste que comparecerá com 15 veleiros, trazendo velejadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo e Espirito Santo.

A regata também terá a participação do grande medalhista olímpico Lars Grael, que este ano participará, pela primeira vez, com o seu barco Tangará II, um veleiro de 40 pés.  Esportistas do Uruguai e da Argentina também participam do evento, com seus grandes veleiros.

A tradicional regata Aratu-Maragojipe, com 35 milhas, cresce a cada ano pela sua importância no cenário esportivo náutico. É um vetor de projeção de uma localidade de grande diversidade cultural, a cidade de Maragojipe. A chegada da regata coincide com as festividades em louvor ao padroeiro do município, São Bartolomeu, proporcionando uma integração entre velejadores e a comunidade. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, através da Setur e Bahiatursa.

Programação

Abertura: 29/08, às 20 horas, na sede do Aratu Iate Clube, com a participação de velejadores, patrocinadores e convidados.

Largada: 30/08,  às 10 horas – raia montada entre a Ilha de Maré e o farolete da Base Naval de Aratu

Chegada: Raia em frente ao píer da cidade de Maragojipe, no Rio Guaí (Afluente do Rio Paraguaçu), a partir das 15 horas.

Jantar de confraternização: 30/08 – Maragojipe, a partir das 18 horas, no Centro Cultural

Festividade de Premiação: 30/08 – Maragojipe – Praça do Caijá – 21 h

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863