Quadrilhas juninas vão se apresentar em Periperi com grande estrutura

Bahiatursa patrocina o campeonato Estadual de Quadrilhas, que vai acontecer este ano na Praça da Revolução, no subúrbio Ferroviário de Periperi, de 11 a 14 de junho. Foto: Rita Barreto/Bahiatursa

Carlos Brito e membros da Febaq na Pça. da Revolução, onde acontecerá o  evento Foto: Rita Barreto/ Bahiatursa

Organizado pela Federação Baiana de Quadrilhas (Febaq) e patrocinado pela Bahiatursa, o Campeonato Estadual de Quadrilhas terá um novo endereço este ano. O concurso, que sempre era realizado na Praça Municipal de Salvador, vai acontecer este ano na Praça da Revolução, no subúrbio Ferroviário de Periperi, de 11 a 14 de junho.

“Com o advento da Copa do Mundo este ano, a Prefeitura Municipal não licenciou o espaço, então tivemos que buscar uma alternativa, que foi a realização do evento no subúrbio, onde também será realizada a festa junina, com a mesma estrutura”, afirmou o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira.

Uma grande tenda será montada no local, com arquibancada e área exclusiva para os quadrilheiros. Além disso, dois telões vão integrar a estrutura para acompanhamento das apresentações das quadrilhas e exibição dos jogos da Copa do Mundo.

Segundo o presidente da Empresa de Turismo da Bahia, Diogo Medrado, a estratégia da Bahiatursa é trabalhar o São João como um produto turístico. “Tradicionalmente, o Carnaval era visto como a nossa principal festa. Mas, a partir de um olhar diversificado, nós percebemos o potencial das festas juninas, uma vez que a cadeia produtiva do São João é infinitamente maior do que a do Carnaval. E as apresentações das quadrilhas são um dos elementos mais bonitos e atraentes das festas juninas”, enfatizou.

O presidente da Federação Baiana de Quadrilhas, Carlos Brito, conta que a intenção é tornar o evento itinerante e que este ano 30 quadrilhas vão concorrer na categoria adulto, 6 na categoria mirim e 4 representando a melhor idade. Brito ainda destaca o papel social das agremiações, não somente durante o período do São João. “São entidades que trabalham durante o ano todo, contribuindo para que os jovens de suas comunidades participem de atividades socioculturais e conheçam mais sobre a nossa cultura”, disse.

A quadrilha mirim Forró do Luar é um exemplo dessa iniciativa. A partir da Associação Beneficente e Cultural da Baixa do Petróleo, mães de crianças da comunidade de Massaranduba se reuniram para dar continuidade ao projeto que já tem mais de 50 anos. A presidente da associação, Ana Maria Souza Franco, explica que o grupo desenvolve atividades diversas, como time de futebol, bloco infantil, dança, teatro e projetos de datas comemorativas. “O objetivo é envolver as crianças em projetos culturais e incentivar a educação, para ocupar a mente desses jovens e não deixar que as dificuldades prejudiquem o futuro deles”, ressalta.

Segundo Ana Maria, as crianças não precisam gastar dinheiro com os materiais, que são oferecidos pela instituição. Para manter o projeto, o grupo conta com a colaboração de pessoas da comunidade e a realização de bazar e rifas. A quadrilha participa pela quarta vez do concurso e este ano vai apresentar o tema “Um Amor Caipira”, que fará uma homenagem a Luiz Gonzaga. De acordo com o coreógrafo Alex Amorim, 47 crianças de 9 a 15 anos vão participar da apresentação. “Os ensaios começaram em novembro do ano passado e as crianças estão bastante motivadas”, comenta.

Já a quadrilha Germe da Era, do bairro de Pero Vaz, participará pela primeira vez do campeonato. “Nós ensaiamos o ano todo e estamos com todo o gás pra mostrar nosso trabalho”, disse o vice-presidente da associação, Jhonata Estrela. Ao todo, 32 crianças e 9 músicos vão apresentar o tema “Festa, futebol e cultura para todas as nações”.

Moradora antiga do bairro, Lucilene da Silva afirma que será bom ter o campeonato em Periperi. “Vai ser bem animado, porque aqui a gente não costuma ter uma atração assim. Sempre era cada um no seu canto, fazendo a sua comemoração”, conta. O vendedor Carlos Alberto Carvalho também comemora a mudança. “Será ótimo, porque vai chamar a atenção para o subúrbio. Sem falar que vai atrair muitas pessoas e aumentar as vendas nestes dias”, disse.

Segundo Carlos Brito, o público estimado para o período do concurso é de 4.000 pessoas.