Programação diversificada anima foliões nos três circuitos e bairros de Salvador

Programação diversificada anima foliões nos três circuitos e bairros de SalvadorA diversidade de ritmos será a característica das atrações, que terão  o apoio da Bahiatursa no carnaval 2013. Além de quatro trios elétricos independentes  para animar o folião pipoca, nos principais circuitos da folia, o órgão estará  apoiando também, os carnavais dos bairros Cajazeiras, Cosme de Farias, Engenho Velho de Brotas, Itapuã, Liberdade,  Nordeste de Amaralina, Paripe e Plataforma.

A partir desta quinta-feira (7), festa momesca veste a cidade com sua estampa de alegria. Até o dia 11, acontecem no circuito Batatinha (Pelourinho), apresentações do projeto “Preservação das Tradições Populares, Culturais e Carnavalescas”, formado por 15 entidades que contribuem para a manutenção da diversidade na cultura do carnaval popular. Ainda no Centro Histórico, diversas atrações como o cantor Dino Brasil, com o show “Guitarras e Confetes” darão o tom divertido da folia.

No circuito Dodô (Barra-Ondina), a folia será contemplada pelos ritmos do axé, samba e reggae. O cantor e multi-instrumentista Luiz Caldas, se apresentará no trio independente Free Way. No Trio Tripodão, quem comanda a festa é o cantor Ninha.

Já no circuito Osmar (Campo Grande), quem anima a festa do folião pipoca é o Trio do Boca, com Paulinho Boca de Cantor, o Trio do Reggae e o balanço do Adão Negro, a alegria dos bambas,  e do Trio do Samba com o Samba Maria e Cláudia Costa.

Na sexta-feira (8), a folia na Barra, fica por conta dos trios Trio Free Way, sob o comando da cantora Ludmila Anjos e convidados do The Voice Brasil, além do Trio do Rei Momo. Ludmila foi um dos destaques baianos do programa exibido pela Rede Globo, que revelou novos talentos da música brasileira.

Ainda na sexta (8), no circuito Campo Grande, o Trio Mirage terá na primeira volta o Polimania, bloco que foi criado para animar o dia de folga da Policia Militar baiana. Em seguida será a vez do bloco Agente Faz Saúde,  desfilar pela Avenida, alertando sobre os principais cuidados com a saúde.

Completando o rol de atrações, o cantor e compositor santamarense Roberto Mendes, grande representante dos ritmos baianos, levará as riquezas do recôncavo com a chula e o samba de roda junto ao bloco Alvorada.

No sábado (9), a Barra não terá motivo para ficar parada, pois a banda Rio Vermelho estará no circuito com releituras de vários hits e também com sua música de trabalho para o carnaval 2013 “Numa Nice”. Dando continuidade ao embalo na Barra,  o Trio Tripodão chega com Moraes Moreira a bordo, ele que foi o primeiro cantor da estória do trio elétrico, estará realçando a alegria da festa.

No circuito Osmar (Campo Grande), O Trio Mirage  trarão as atrações, Tikão e Banda Santuáryo e o Bloco Yjexá da Bahia. Já no Trio Tornado se apresentam o Bloco Polimania e a Banda Na Pegada, composta por ex-integrantes do “É o Tchan” e liderada pela vocalista Luana Monalisa, com uma mistura de samba-reggae e axé.

No domingo (10), o circuito Dodô (Barra-Ondina), terá a  banda Mametto, comandada pela cantora Ana Mametto, a bordo do Trio Free Way. O circuito conta também com o  cantor Jau, no Trio Tripodão.

No circuito Osmar (Campo Grande), quem volta a se apresentar é o cantor Paulinho Boca de Cantor, no Trio Mirage. Paulinho  começou a carreira com o grupo Novos Baianos, e depois como os outros integrantes, seguiu carreira solo, consolidando vários sucessos.

Segunda-feira (11), a Barra terá o swing de Magary Lord. O cantor estará no Trio Black Semba e levará o embalo do ritmo angolano por todo o circuito da folia. Ainda na Barra, o Trio do Arrocha fará a festa dos amantes do ritmo, com o grupo Kart Love.

Zelito MIranda 22/06 - Foto: João Ramos / Bahiatursa

Zelito MIranda 22/06 – Foto: João Ramos / Bahiatursa

 

No Campo Grande, segunda-feira (11) é dia de escrachar geral com a Mudança do Garcia, manifestação cultural que literalmente toma as ruas do centro e leva de forma bem humorada e irreverente, reivindicações políticas e sociais. Pelo circuito ainda desfilará o Trio do Forró, recheado de atrações como Zelito Miranda, Dell Feliz, Cicinho de Assis, Targino Gondim, Gereba, Virgílio, Carlos Pitta, entre tantos outros.

 

 

E no rastro do forró, o projeto Quadrilha Junina levará para a Passarela do Campo Grande, a beleza e os elementos da cultura junina, uma prévia do que acontece no São João da Bahia.  Ainda passa pelo Circuito Osmar, o Trio do Rei Momo.

Seguindo para a Praça Municipal, o folião terá no Palco das Orquestras, a majestosa  apresentação da  Orquestra Yemanjá, trazendo os sucessos dos anos dourados que continuam a embalar os grandes bailes momescos. Haverá também a comemoração dos 84 anos de Cacau do Pandeiro, um dos criadores da Orquestra.

Na terça (12), último  dia da folia, o Trio Tripodão estará na Barra,  levando a mistura de ritmos dos Filhos de Jorge, banda que valoriza a batida da percussão junto à musicalidade latina.

O folião que estiver no Circuito Osmar terá o cantor e compositor Moraes Moreira ciceroneando o imperdível encontro dos trios na Praça Castro Alves. Este tradicional evento faz parte da história do carnaval  e reúne os maiores nomes da música baiana.

Mantendo a diversidade musical, a Bahiatursa  também levará para o circuito tradicional do Carnaval, o Trio do Rock com o cantor Bruno Nunes, em homenagem os fãs do ritmo. Bruno vai animar a festa com seu som cheio de energia e  chamadas para a gravidade do desmatamento da floresta amazônica.

 

Carnaval nos bairros

 

No domingo (10), a Bahiatursa dará apoio para a realização do segundo grito de carnaval de Pituaçu, iniciativa que valoriza a alegria dos moradores que preferem brincar em seus bairros, perto de casa.

Segunda-feira (11) em Cajazeiras, quem se apresenta é Rosa Bahiana, cantora que começou a carreira na Banda Didá e hoje mantém um vasto repertório, onde passeiam ritmos como axé, ijexá,  samba-reggae, lambada, forró e também o frevo.

Já no bairro de Itapuã, a folia acontece entre 9 e 13 de fevereiro, com a tradicional Festa da Baleia. A programação tem inicio no sábado, a partir das 16h, com a puxada da Baleia. O ponto de partida é a praia do Canal (próximo ao Farol de Itapuã), com o samba de roda do grupo Bandodipapel e do grupo Cultura Popular.

No palco principal, diversas atrações devem animar o carnaval de Itapuã, a partir das 19h, nos cinco dias de folia.  Entre os dias 10 e 12, uma exposição montada no espaço Pirapuama, irá reunir fotos históricas da festa realizada desde 1987.

Já na segunda-feira (11) de Carnaval, pelo quinto ano, a Baleia participa da tradicional Mudança do Garcia, no circuito Osmar (Campo-Grande). O ponto alto da festa acontece na quarta-feira de cinzas (13), às 16h, com a Despedida da Baleia sob o som da percussão do Malê Debalê, do bloco cultural Chabisc e dos afoxés Korin Nagô e Filhas de Oxum.

Deixe seu comentário

Última do Twitter

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-000 (ver mapa) | Tel: 55 71 3116-6814/6863