Procissão encerra festa de Nossa Senhora da Purificação

Maria Bethânia leva Santa Bárbara para a igreja     Foto: Griselda Klüppel/Divulgação

Maria Bethânia leva Santa Bárbara para a igreja Foto: Griselda Klüppel/Divulgação

Centenas de pessoas acompanharam a procissão de Nossa Senhora da Purificação em Santo Amaro. Os preparativos começaram pela manhã, na segunda-feira, com a arrumação dos santos que fazem parte da procissão. Eles foram  vestidos, enfeitados com flores, banhados com perfumes e levados para a Matriz de Nossa Senhora da Purificação, na Praça da Purificação, de onde saíram à frente da imagem de Nossa Senhora.

Como faz todos os anos, a cantora Maria Bethânia, filha da terra, vestiu, enfeitou Santa Bárbara e a levou para a Matriz. Maria Clara Mesquita, que participa desse ritual desde menina, acredita que no começo tenha sido uma promessa que não lembra mais. “Hoje, virou um agradecimento, na verdade um gesto de agradecimento pelas conquistas do ano passado e que têm sido muitas, graças a Bárbara”.

Após percorrer toda a cidade, os andores com os santos formam um corredor na frente da Matriz, aguardando a chegada da imagem de Nossa Senhora, que volta para a igreja aclamada pela multidão, que canta seu hino. Esse é o momento mais emocionante da festa, que leva às lágrimas a maioria dos devotos.

Maria Guimarães vem todos os anos desde 2009 do Rio de Janeiro para acompanhar a procissão. “No primeiro vim para agradecer uma graça alcançada, mas depois me apaixonei pela festa, pelo amor dos santamarenses por Nossa Senhora da Purificação e passei a vir todos os anos”, esclareceu.

O lado profano da festa teve seu ponto alto no domingo à noite com o show de Maria Bethânia, que levou o público, que tomou inteiramente a praça, ao delírio. Com um apanhado  de seus 50 anos de carreira, comemorados este ano, a cantora fez o público se emocionar, cantar e dançar. Taís Santana, de Porto Alegre, estava em Salvador e veio para o show de Bathânia, mas se encantou de tal maneira pela procissão que já decidiu: “Virei  no próximo ano e espero que em todos os outros que tenho pela frente”.

O encerramento oficial foi à 0h do  dia 3, com uma queima de fogos , que durante 20 minutos iluminou o céu da cidade.