Procissão do Fogaréu é destaque do turismo religioso da cidade de Serrinha

Procissão do Fogaréu Serrinha Ba. Foto Rita Barreto (6662)1

Celebração será divulgada no estande da Setur e Bahiatursa na ExpoCatólica Rio – Bote Fé Brasil, que acontece de 19 a 26 de julho, no Rio de Janeiro

Uma das manifestações religiosas mais ricas da Bahia, a Procissão do Fogaréu atrai milhares de visitantes ao município baiano de Serrinha, que fica completamente enfeitado pelas luzes de velas acesas seguradas pelos devotos. Há mais de mais de oito décadas, a caminhada é realizada todos os anos na noite da Quinta-feira Santa, com a multidão seguindo pelas principais ruas do município até o Morro de Santana, onde os fiéis presenciaram a encenação da Paixão de Cristo.

A celebração será divulgada durante a ExpoCatólica, que acontecerá de 19 a 26 de julho, no Riocentro (Rio de Janeiro). A iniciativa é da Secretaria do Turismo (Setur) e da Bahiatursa, que querem aumentar a receita e o número de turistas de outros estados no segmento católico, já que o público predominante nos eventos religiosos da Bahia é formado pelos próprios baianos.

Tradição é uma das palavras que definem esse momento histórico, religioso e cultural do município. Os fiéis reúnem-se em frente à Catedral da Senhora Santana e, aos poucos, vão tomando conta das ruas da cidade e iluminando o caminho com as velas acesas, compondo um verdadeiro espetáculo com a imagem de um tapete luminoso movido pela fé.

Durante a caminhada, moradores esperam os fiéis passarem nas portas das casas para também fazer parte da procissão. É exatamente do alto da Ladeira de Santana que se tem uma visão ampla da quantidade de fieis.  Crianças, jovens e idosos reúnem-se para mostrar que quando se trata de fé a idade não faz a mínima diferença.

Depois que chegam ao Morro de Santana, local onde acontece a encenação da Paixão de Cristo, os fiéis se acomodam no lugar cercado por grandes pedras brancas e se encontram com a imagem da Senhora de Santana, que parece abençoar a cidade com uma de suas mãos.

Bahia na Expocatólica

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e a Bahiatursa  participam da Expocatólica 2013 com um estande de 200 metros quadrados, no qual os visitantes encontrarão informações detalhadas sobre a Bahia como destino de turismo religioso, receptivo com baianas tipicamente trajadas e exposição de fotos. Atrativos como as igrejas do Bonfim, Rosário dos Pretos, Memorial Irmã Dulce e o Santuário de Bom Jesus da Lapa serão mostrados na feira, assim como manifestações como a Festa da Irmandade da Boa Morte, de Cachoeira, a Procissão do Fogaréu, de Serrinha, e a Romaria de Monte Santo.

Outra atividade que será promovida no estande da Bahiatursa é a exibição diária de filmes sobre algumas das mais importantes e famosas manifestações católicas encontradas no estado. As sessões acontecerão sempre às 15h, 17h e 19h, com documentários sobre a Festa de Santa Bárbara, Festa de Nosso Senhor do Bonfim e a Procissão do Nosso Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Também haverá um ciclorama (painel fotográfico em três dimensões) para os visitantes da feira registrarem imagens como se estivessem à frente da Igreja do Bonfim ou em uma paisagem da Chapada Diamantina.

De acordo com estudo da Secretaria do Turismo da Bahia, os turistas que vão a eventos religiosos como a Festa da Irmandade da Boa Morte, em Cachoeira, e as romarias de Bom Jesus da Lapa são predominantemente de regiões da própria Bahia. Enquanto em Bom Jesus da Lapa a média de turistas de fora do território baiano é de apenas 30%, em Cachoeira o percentual é ainda menor, com cerca de 7%, segundo dados da pesquisa.