Praia do Forte ganha novo posto de informação ao turista

A noite desta sexta-feira (18) foi de festa e comemoração para moradores, visitantes e turistas da Praia do Forte. Ao som da fanfarra e da percussão, um grupo de baianas desfilou por toda a vila, anunciando a “Abertura do Verão 2013” em um dos destinos mais requisitados da Costa dos Coqueiros.

E para atender ainda melhor aqueles que chegam a Praia do Forte, foi entregue nesta sexta-feira, o novo Posto de Informação ao Turista, que funciona de domingo a domingo, das 9h às 21h. Uma parceria entre a Bahiatursa e a Associação Comercial e Turística da Praia do Forte (Turisforte).

Presente na cerimonia de inauguração, o secretario de turismo Domingos Leonelli, mostrou a satisfação ao conseguir driblar as dificuldades burocráticas que impediam o funcionamento do posto e declarou seu empenho para a instalação de um Centro de Capacitação para a Copa do Mundo de 2014, no local.

“Praia do Forte merece, e esse é o pagamento de uma divida que o turismo devia a Bahia, e que finalmente, em parceria com a Turisforte conseguimos cumprir. Transformamos as dificuldades neste excelente receptivo para o turismo baiano. A luta agora é para trazer um centro de capacitação para a Copa 2014”, afirma Leonelli.

De acordo com o presidente da Câmara de Vereadores de Mata de São João, Alexandre Rossi, o município já está entre os escolhidos para abrigar o Centro de Treinamento de Seleção.

“No nordeste foram escolhidas apenas três cidades para a instalação desses Centros, uma que é Maceió e as outras duas estão aqui na Bahia – Porto Seguro e Mata de São João”, declara o vereador.

Localizada apenas à 56 km do aeroporto Internacional de Salvador, e marco inicial da Linha Verde, é mesmo um reduto de visitantes e turistas das mais diversas partes do Brasil e do mundo.

A artista plástica paulista, Cidinha Antunes, afirma que há anos vem a Bahia para participar do Carnaval de Salvador, mas há três, que não deixa de passar pelo menos um mês na Praia do Forte.

“Eu venho há anos passar o Carnaval em Salvador, mais desde quando descobri a Praia do Forte, eu não deixo de vir. No ano passado passei dois meses aqui, é simplesmente maravilhoso”, revela a artista.

A professora Rosangela Sales, também troca a capital baiana durante o verão para curtir o mix de sossego e entretenimento que a região oferece. “Eu escolhi Praia do Forte para meu veraneio porque aqui tenho descanso, uma praia maravilhosa, além de uma vila onde cada dia é uma atração, uma emoção diferente”.

Até o carnaval, a Turisforte promove o projeto “Arte na Vila”, que reúne diversas atrações artísticas como grupos de música, dança, teatro e capoeira para apresentações gratuitas ao lado da Casa de Farinha, point famoso da charmosa vila.

“É uma forma de incentivar a cultura local e inserir a comunidade no processo de sustentabilidade e do desenvolvimento do turismo na região”, afirma Firmo Azevedo, presidente da Turisforte.

Durante os dias de Carnaval, irão desfilar pelas ruas da Praia do Forte, os blocos das mortalhas, das tabaroas, dos pescadores, entre outros formados pela comunidade local, ao som de muito samba de roda e da fanfarra.