PM prepara segurança da Parada Gay

Oficiais da Polícia Militar que vão integrar o esquema de policiamento durante a 11ª Parada Gay, a ser realizada no próximo domingo (9), participaram, na manhã desta quarta-feira (5), de uma palestra sobre Turismo GLBT, promovida pela Secretaria de Turismo (Setur) e Bahiatursa, na sede do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) do Pelourinho.

Entre as temáticas apresentadas aos militares, o professor Sérgio Sobreira Araújo, da Universidade Federal da Bahia, falou sobre a importância do bom atendimento ao público em geral e aos turistas, com destaque para o segmento da segurança. Araújo também falou da experiência das edições anteriores do evento e das experiências positivas da Parada Gay de São Paulo, que impulsiona o turismo GLBT e a economia na cidade, no período do evento.

A 11ª Parada Gay da Bahia faz parte da Semana da Diversidade e tem o apoio do Governo da Bahia, que desenvolve políticas para consolidar a imagem do Estado como destino Gay Friendly.

“Somos parceiros do Grupo Gay da Bahia, e esta é a primeira vez que formatamos o evento como um produto turístico, e assim foi criada a Semana da Diversidade, que inclui vasta programação cultural e ajuda o visitante interessado no turismo GLBT a ficar na cidade mais dias, além da Parada”, explicou Weslen Moreira, diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa.

Já a superintendente de Serviços Turísticos da Setur, área responsável pela realização de capacitações voltadas ao turismo, Cássia Magalhães, destacou a importância da parceria com a Polícia Militar e com o trade para a divulgação da Semana da Diversidade e acolhimento dos turistas.

“A parceria é fundamental, pois receber bem e por mais tempo esse público ajuda a movimentar a nossa economia. Além dos oficiais e soldados da PM nós incluímos guias de turismo, recepcionistas e gerentes de hotéis, qualificando-os para atender às necessidades dos visitantes que vêm especialmente para a Semana da Diversidade”.

Policiamento - De acordo com o comandante do 18º Batalhão da PM, Tenente Coronel Anselmo Brandão, o esquema de segurança da Parada Gay no próximo domingo (9), a partir das 15h30, entre o Campo Grande e a Avenida Carlos Gomes, será similar ao realizado durante o Carnaval. O efetivo envolvido na operação será de mil policiais militares, e as ações serão principalmente de prevenção aos pequenos delitos, a exemplo de furtos.

“Certamente vamos oferecer um bom serviço, com respeito à diversidade, às diferenças de gênero, de raça. O trabalho de sensibilização e profissionalização da PM é uma boa iniciativa e deve ser um trabalho contínuo para um bom atendimento”, comentou o comandante.

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091