Penitentes de Juazeiro: ato religioso é divulgado durante a ExpoCatólica

Procissão do Fogaréu - Serrinha Ba. Foto Rita Barreto - Setur (2)1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sinal de penitência durante a Quaresma, a manifestação religiosa dos Penitentes de Juazeiro, com fiéis que saem pelas ruas do município baiano cobertos por lençóis brancos, deixando apenas o rosto descoberto, para fazer orações pelas almas dos mortos é uma das manifestações religiosas que estão sendo apresentadas no estande da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur) e da Bhaiatursa, durante a ExpoCatólica.

Com a participação do evento, que acontece até dia 26 de julho, no Riocentro (Rio de Janeiro), a Setur e a Bahiatursa têm a intenção de aumentar a receita e o número de turistas de outros estados no segmento católico, já que o público predominante nos eventos religiosos da Bahia é formado pelos próprios baianos.

Tradição de mais de 100 anos, a peregrinação ocorre às quartas e sextas-feiras e os penitentes dividem-se em dois subgrupos: Alimentadores de Alma, que rezam pelas almas e chacoalham um instrumento conhecido como matraca; e os Disciplinadores, se autoflagelam com chicotes compostos por lâminas nas pontas. O ato é uma forma de “aliviar” o peso dos pecados.

 Caminhando em fila indiana, os fiéis fazem a peregrinação até o cemitério central da cidade, onde o ato é recluso. A manifestação mantém viva a tradição no município, que é passada de geração a geração. Durante a Semana Santa, o grupo de penitentes se torna maior e o ato é um dos principais do segmento do turismo religioso no Estado.

 Bahia na Expocatólica

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e a Bahiatursa  participam da Expocatólica 2013 com um estande de 200 metros quadrados, no qual os visitantes encontram informações detalhadas sobre a Bahia como destino de turismo religioso, receptivo com baianas tipicamente trajadas e exposição de fotos. Atrativos como as igrejas do Bonfim, Rosário dos Pretos, Memorial Irmã Dulce e o Santuário de Bom Jesus da Lapa são mostrados na feira, assim como manifestações como a Festa da Irmandade da Boa Morte, de Cachoeira, a Procissão do Fogaréu, de Serrinha, e a Romaria de Monte Santo.

Outra atividade promovida no estande da Bahiatursa é a exibição diária de filmes sobre algumas das mais importantes e famosas manifestações católicas encontradas no estado. Ao longo do dia, são exibidos documentários sobre a Festa de Santa Bárbara, Festa de Nosso Senhor do Bonfim e a Procissão do Nosso Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Outra atração no estande da Setur e Bahiatursa é o ciclorama (painel fotográfico em três dimensões) para os visitantes da feira registrarem imagens como se estivessem à frente da Igreja do Bonfim ou em uma paisagem da Chapada Diamantina.

De acordo com estudo da Secretaria do Turismo da Bahia, os turistas que vão a eventos religiosos como a Festa da Irmandade da Boa Morte, em Cachoeira, e as romarias de Bom Jesus da Lapa são predominantemente de regiões da própria Bahia. Enquanto em Bom Jesus da Lapa a média de turistas de fora do território baiano é de apenas 30%, em Cachoeira o percentual é ainda menor, com cerca de 7%, segundo dados da pesquisa. 

 Serviço
O quê: Penitentes de Juazeiro

Onde: Juazeiro

Quando: todos os anos, no período da Quaresma, entre a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira da Paixão

 Como chegar

 Via terrestre
Distância de Salvador: 500km 
Partindo de Salvador, pela BR-324 sentido Feira de Santana, deve-se seguir pela mesma BR até Capim Grosso, daí seguir pela BR-407 passando por Filadélfia,  Senhor do Bonfim e Jaguarari, deste ponto até Juazeiro são 98km.

Via aérea:
Empresas  fazem roteiros de Salvador até o aeroporto de Petrolina. Diversos ônibus partem de Petrolina até Juazeiro, a partir do Terminal Rodoviário, nos mais variados horários.

 

Deixe seu comentário

Última do Twitter

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-000 (ver mapa) | Tel: 55 71 3116-6814/6863