Painel aborda tendências, desafios e oportunidades para o agente de viagens

Vitor Bauab, Guto Jones, Ricardo Kaiser,  Roy Taylor, Alexandre Sampaio, Karen Schmidt, Simone Monteiro

Vitor Hugo Goulart, Guto Jones, Ricardo Kaiser, Roy Taylor, Vitor Bauab, Alexandre Sampaio, Simone Monteiro e Karen Schmidt. Foto: Divulgação/Bahiatursa

Depois de Salvador e Recife-PE e mais de 700 agentes de viagens capacitados, o roadshow “Turismo 2014 – Tendências, Desafios e Oportunidades” chegou à capital cearense, Fortaleza, na última quinta-feira, 22, no Seara Praia Hotel. A 3ª edição do projeto teve uma dinâmica diferenciada, os parceiros do evento participaram de um painel que discutiu as principais tendências, desafios e oportunidades para os agentes de turismo.

O painel contou com a presença de Roy Taylor, vice-presidente executivo do jornal Mercado & Eventos, Vitor Hugo Goulart, diretor de Marketing da Trend Operadora, Guto Jones, gerente de mercado da Bahiatursa, Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, Ricardo Kaiser, gerente geral de Vendas da locadora de carro Avis, Karen Schmidt, executiva da rede de hotéis Best Western, e Simone Monteiro, gerente Regional da Avianca.

A conferência, que foi mediada por Vitor Bauab, diretor de Marketing da Trend Operadora, deu início com a fala de Guto Jones, gerente de mercado da Bahiatursa, que informou que o trabalho da empresa está bastante agressivo, e que ela busca participar de todos os eventos que dão acesso ao mercado, apresentando para o público as 13 zonas turísticas. “Embora a Bahia tenha mais de mil quilômetros de praia, existe uma série de outros atrativos, como esporte de aventura, turismo religioso, e enogastronomia, por exemplo, que muitos não conhecem, e nosso foco é vender essas zonas”, diz.

O diretor de Vendas da Trend Operadora, Vitor Hugo Goulart, falou do lançamento do Vitrine Mobile. O aplicativo personalizado oferece mais poder às agencias e maior rentabilidade aos agentes de viagens. Já a executiva do Best Western, Karen Schmidt, disse que o principal desafio da rede de hotéis é capacitar os agentes de viagens para ampliar as vendas dos mais de 4,2 mil hotéis em 100 países.

Finalizando o debate, a gerente Regional da Avianca, Simone Monteiro, falou sobre a mudança do sistema da empresa, que ocorreu em 5 de abril, e informou que o maior desafio da Avianca é ser a melhor companhia aérea em 2015.

Vendedor Pit Bull – Após o painel de debate foi a vez do palestrante, escritor e também presidente da Trend Operadora, Luis Paulo Luppa, apresentar para aproximadamente 400 agentes de viagens, suas técnicas e motivações de como tratar o cliente e vender bem.

O principal ponto abordado foi a necessidade de se vender valor agregado e serviços e não preço. “Se vendermos preço nunca teremos valor para o nosso cliente. O preço é subjetivo, nunca devemos focar no mínimo que conseguimos chegar, mas sim no máximo que podemos conseguir”, explica o Vendedor Pit Bull.

Segundo Luppa, “venda de turismo é o mesmo de qualquer venda: tem a pré-venda, venda e pré-venda da próxima venda. Não existe o chamado pós-venda, todas as ações devem ser encaradas como pré-venda”, finaliza dizendo que o cliente precisa se sentir seguro e satisfeito, que o valor do produto ficará em segundo plano.