Operadores e agentes embarcam para projeto “Viaje por um mundo chamado Bahia”

Fantour promovido pela Bahiatursa  na Costa do Cacau marca a pré-estreia da Estrada do Chocolate

Promovido pela Bahiatursa, o projeto tem o objetivo de incrementar o mercado turístico regional Foto: Rita Barreto/ Bahiatursa

Promovido pela Bahiatursa, o projeto visa incrementar o turismo regional Fotos: Rita Barreto/ Bahiatursa

O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, recebeu na tarde desta quarta-feira (27), em seu gabinete, os operadores e agentes de viagem que partiram logo em seguida para Ilhéus (BA), cidade localizada a 464 km de Salvador, na Costa do Cacau, onde participarão até o dia 1º do projeto “Viaje por um mundo chamado Bahia”.

O projeto é promovido pela Bahiatursa com o objetivo de incrementar o crescimento e o desenvolvimento do mercado turístico regional, e conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, Associação de Empresas de Turismo de Ilhéus, do Sindetur, do Sebrae e do Convention Bureau de Ilhéus.

Durante cinco dias, os agentes de viagem e operadores poderão participar de um fantour, visitando roteiros baseados nos mais diversos segmentos turísticos: étnico, de aventura, cultural, religioso, rural, eno, eco, náutico e sol e praia.

“É um fantour da Bahia para a Bahia, que marca a pré-estreia da Estrada do Chocolate. É uma grande oportunidade para a Bahiatursa promover a aproximação entre o emissivo de alguns municípios baianos com o receptivo da Costa do Cacau, e nossa expectativa é que lá mesmo sejam feitos bons negócios durante as rodadas”, observa o secretário Leonelli.

Segundo o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, a caravana será composta por empresários de todas as zonas turísticas, que conhecerão um dos atrativos da Bahia – o roteiro Cacau com Chocolate e a Estrada do Chocolate. “É importante que a gente comece a inaugurar um ciclo para fomentar que os empresários baianos promovam e vendam a Bahia para os próprios baianos e principalmente com o foco nas grandes cidades”, disse.

O grupo chega nesta quarta-feira à noite em Ilhéus e, na quinta (28), a programação inclui uma Rodada de Negócios, promovendo o encontro entre empresas compradoras e fornecedoras, incentivando a comercialização de roteiros e produtos entre operadoras e agências de viagens locais, com direito a visitação dos principais roteiros e atrativos comercializados.

A visitação vai gerar novos fornecedores, compradores e parceiros, dando oportunidade para a diversificação dos produtos das operadoras de turismo, assim como apoiar a comercialização dos destinos visitados.

A COSTA DO CACAU – A zona turística compreende a faixa litorânea que se estende por cerca de 180 quilômetros no Litoral Sul da Bahia, entre os municípios de Itacaré e Canavieiras. Estão incluídos, dentro desse polo turístico, os municípios de Una, Santa Luzia e Uruçuca.

É uma região muita rica em opções de lazer e conhecida por ser um centro de turismo de negócios, belas praias, ecoturismo e pesca oceânica. A Costa do Cacau preserva verdadeiros santuários ecológicos tropicais. São dezenas de quilômetros de praias, com denso coqueiral, aliados à variedade da vegetação, que vai desde a Mata Atlântica nativa a grandes áreas de manguezais e belíssimas fazendas de cacau.

Uma cavalgada à beira-mar, um passeio de barco pelo delta de Ilhéus ou na barra do Rio Pardo, uma parada na estação de águas na Estância Hidromineral de Olivença, uma visita ao Projeto de Preservação do Bicho Preguiça ou uma energização nas areias monazíticas de Canavieiras fazem parte dos muitos roteiros turísticos da região.