Municípios baianos terão programação especial para a Semana Santa

Quem passa por Serrinha, durante a Semana Santa, tem a oportunidade de presenciar um belo espetáculo de tradição e fé. Foto: Rita Barreto/Setur

Quem passa por Serrinha tem a oportunidade de presenciar um belo espetáculo de fé.    Rita Barreto/Setur

Famosa pelo turismo religioso, a Bahia apresenta uma forte tradição de manifestações religiosas também durante a Semana Santa. Repleto de simbolismo, o período é um dos mais significativos do calendário católico, e, na ocasião, alguns municípios do Estado preparam atividades especiais para os devotos. Entre os destaques, estão Serrinha, Juazeiro, Santa Brígida e Monte Santo.

Serrinha - Quem passar pelo município de Serrinha, durante a Semana Santa, terá a oportunidade de presenciar um belo espetáculo de tradição e fé. A programação especial começou no último domingo (13), com a benção e a Missa de Ramos. As comemorações seguem nesta terça e quarta, com a celebração da Missa de Santos Óleos e a caminhada penitencial. No entanto, o ponto alto dos festejos ocorre na quinta-feira santa, quando acontece a Procissão do Fogaréu. Após a missa na Catedral de Nossa Senhora de Santana, cerca de 12 mil pessoas caminham pelas ruas com velas acesas nas mãos, iluminando o caminho até o monte, onde a Paixão de Cristo é encenada ao ar livre.

Segundo o diretor de Turismo e Eventos de Serrinha, José William Carvalho, a Procissão do Fogaréu é a celebração mais importante da região, responsável pelo incremento do turismo religioso do município. “Num período de seis anos, a quantidade de participantes saltou de 2 mil para 12 mil. Nós sentimos esse crescimento principalmente este ano, quando a procissão deve receber o título de patrimônio imaterial”, revela. A programação em Serrinha vai até o Domingo de Páscoa e, além das caminhadas, missas e procissões, vai contar ainda com shows gratuitos para a população.

Juazeiro - Com mais de 110 anos de tradição, os Penitentes de Juazeiro também representam uma das principais manifestações religiosas do estado. O grupo de fiéis é conhecido por realizar orações pelas almas dos mortos e por saírem cobertos em lençóis brancos durante as peregrinações no período da Quaresma.

Sempre às segundas, quartas e sextas, os fiéis percorrem o município até o cemitério da cidade, entoando cânticos de fé. Os peregrinos se subdividem em Alimentadores da Alma, que rezam pelas pessoas que morreram, e em Disciplinadores, que se autoflagelam com lâminas presas nas pontas de chicotes. No período da Semana Santa, o ritual se fortalece e a quantidade de penitentes aumenta, atraindo a curiosidade de fiéis, turistas e estudiosos.

Santa Brígida – Com forte tradição religiosa, o município de Santa Brígida mantém uma programação intensa para a Semana Santa. O Domingo de Ramos teve caminhada penitencial e apresentações pela manhã, e procissão seguida de missa à tarde. Na quarta-feira santa, as comemorações continuam e se estendem até a noite, com vias sacras, procissões e encenação ao ar livre, com o grupo Coração Jovem de Pedro Alexandre. Na quinta, os destaques ficam por conta da Subida à Serra da Canastra às 3h30, missa de Lava-Pés às 16h, e os encontros de adoração ao Santíssimo à noite. De sexta a domingo, os principais atos religiosos serão a celebração da Paixão de Cristo, procissão do Senhor Morto, vigília penitencial, caminhada de branco e a Missa Pascoal.

O secretário de Cultura e Turismo de Santa Brígida, Edson Manoel, chama a atenção para o fato de que o município possui uma forte cultura religiosa, com atividades previstas para o ano inteiro. Ainda de acordo com o secretário, o turismo religioso na região serve como uma porta de entrada para que as pessoas conheçam outros aspectos da cultura local.

Monte Santo – Conhecida por ser um verdadeiro centro de romaria, a cidade de Monte Santo possui um calendário religioso intenso durante boa parte do ano. Durante todas as sextas-feiras da Quaresma, os fiéis seguem em procissão pela Via Crucis do Sertão, nome atribuído ao percurso de quatro quilômetros composto por 23 capelas ao longo da encosta do Monte Santo, representando as fases da Via Sacra de Jesus Cristo.

A programação do município para a Semana Santa já começou na última sexta-feira (11), com missa às 7h na Capela de Nossa Senhora das Dores. No domingo, a tradicional Benção de Ramos foi acompanhada de uma procissão pelas ruas da cidade. Já a quarta-feira santa será marcada pela Via Sacra, iniciada às 16h. A partir de quinta, além das procissões, os turistas e a população local podem acompanhar a encenação da Paixão de Cristo, as missas de Lava-Pés e da Ressurreição, e a tradicional queima de Judas, na Praça Monsenhor Berenguer. No sábado, em especial, estão previstas apresentações e shows locais, como o 1º Festival de Arte e Cultura Popular Gereba Barreto.