Morro de São Paulo e Ilhéus são boas opções para quem deseja viajar no feriadão do Dia do Trabalho

O próximo feriadão do ano será o do Dia do Trabalho, 1° de maio – uma terça-feira – que vai prolongar o final de semana dos brasileiros; serão quatro dias (de 28 de abril a 1° de maio) para curtir e relaxar. E como feriadão combina com família reunida, sol, praia e lazer, a Bahia é o destino certo para curtir tudo isso e muito mais. Morro de São Paulo e Ilhéus são boas opções para quem deseja viajar no período e desfrutar do melhor que a Bahia tem.
 
Localizada no município de Cairu, a 270 quilômetros de Salvador, a localidade de Morro de São Paulo é o que podemos chamar de “paraíso natural”, com belas paisagens. A ilha, que faz parte do único município-arquipélago do país, é a dica para quem deseja aproveitar o feriado em contato com a natureza. Em 2011, o lugarejo foi citado entre os 20 melhores destinos turísticos da América Latina, divulgado no Travelers’ Choice, do site britânico Trip Advisor.
 
Dentre as opções de passeios em Morro, está a Primeira Praia, que é indicada para os amantes de esportes aquáticos como surfe e natação, dentre outros. Os que gostam de aventura, também podem deslizar pela tirolesa até cair nas águas tranquilas. Já a Segunda Praia é caracterizada pela agitação diurna e noturna. Durante o dia, o visitante pode desfrutar de um bom banho de mar e também jogar vôlei e frescobol. Durante a noite, nada melhor do que aproveitar os diversos bares e danceterias do local.
 
Os visitantes não podem deixar ainda de conhecer a Terceira e Quarta Praias, além da Praia do Encanto e Gamboa, dentre outras. É por esses e outros motivos que quem visita Morro de São Paulo não resiste aos seus encantos. A prova é um dos apelidos dados à localidade: “Morro de Saudades”.
 
Para quem prefere fazer um mergulho cultural acompanhado de aventura, a dica é o município de Ilhéus, que fica a 464 quilômetros da capital baiana. Localizada na Costa do Cacau, a eterna “Terra de Gabriela” reserva a baianos e turistas um encontro direto com a natureza, com suas praias que estão entre as mais belas do país, e a Mata Atlântica – que é o habitat de espécies raras como o mico-leão-dourado -, além de rios, lagos e cachoeiras. Ao longo da orla central, os ilhéus fluviais e marítimos justificam o nome da cidade. A baía é ótima para a prática de esportes náuticos como windsurfe, hobby-cat e caiaques, dentre outros.
 
A dica para quem deseja conhecer as belezas e os aspectos culturais que cercam o destino é fazer, logo no primeiro dia, um passeio pelo Quarteirão de Jorge Amado, passando pelo Bar Vesúvio, Casa de Cultura Jorge Amado e Cabaré Bataclã. O tour pode continuar com uma visita à Igreja Matriz de São Jorge, que abriga o Museu de Arte Sacra, e à Catedral de São Sebastião, onde fica a Capela de Nossa Senhora de Lourdes e o marco da cidade.
 
Para informações sobre meios de hospedagem e restaurantes basta acessar o site www.bahia.com.br.
 
SERVIÇO
 
Como chegar a Morro de São Paulo
 
Via terrestre
 
O motorista deve trafegar pela rodovia BR-324, sentido Feira de Santana, e, antes subir viaduto que dá acesso à BR-101, seguir até o entroncamento com BA-542, que leva a Valença. A partir de Valença, seguir de barco ou lancha para Morro de São Paulo. Todos os dias saem embarcações do Porto de Valença para fazer a travessia. Existem estacionamentos para deixar o veículo por quantos dias forem necessários (é cobrada uma taxa diária). Empresas de ônibus também fazem as linhas partindo de Salvador com destino a Valença.
 
Via aérea
 
As companhias táxi aéreo Adey (71 3204-1393) e Aerostar (71 3204-1335) oferecem voos para Morro de São Paulo, a partir do Aeroporto Internacional de Salvador.
 
Via marítima
 
Sair de Salvador a partir do Terminal Turístico Marítimo, no bairro do Comércio (em frente ao Mercado Modelo). Lanchas e catamarãs fazem a travessia em diversos horários. Na semana do feriado os principais embarques serão às 13h30 (catamarã) e 8h30 e 10h30 (lancha).
 
Como chegar a Ilhéus
 
Via terrestre
 
Partindo de Salvador pela BR-324, seguir sentido Feira de Santana e subir o viaduto que dá acesso à BR-101. Daí será preciso trafegar pela BA- 415 até Ilhéus. Outra opção é seguir pela BR-101 até o entroncamento com Uruçuca e seguir até Ilhéus pela BA-001. A empresa Águia Branca (71 4004-1010) oferece ônibus para Valença, partindo do Terminal Rodoviário de Salvador.
 
Via aérea As empresas aéreas TAM (0300 123 1000) e Gol (0300 789 2121) oferecem voos diários para Ilhéus. Aeronaves partem também do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.
 
Via Marítima
 
O Porto do Malhado serve de ancoradouro para navios vindos de todas as partes do mundo.
 
18/04/2012

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091