Monte Santo tem calendário religioso com programação intensa durante todo o ano

Monte Santo1

Durante todo o ano, o município de Monte Santo recebe milhares de visitantes que acompanham o intenso calendário religioso do município, que  tem como ponto forte o turismo religioso e recebe romeiros durante todo o ano para fazer sacrifícios em agradecimento às graças alcançadas, seguindo a Via Crucis do Sertão.

Por isso, as manifestações religiosas de Monte Santo, assim como de outros municípios baianos, estão sendo divulgadas pela Secretaria do Turismo e Bahiatursa na ExpoCatólica, que acontece até dia 26 de julho, no Riocentro (Rio de Janeiro). A intenção dos órgãos oficiais de turismo é aumentar a receita e o número de turistas de outros estados no segmento católico, já que o público predominante nos eventos religiosos da Bahia é formado pelos próprios baianos.

A primeira manifestação do calendário religioso é realizada nas sete sextas-feiras da Quaresma. Os devotos fazem uma procissão, relembrando a Via Sacra, no trajeto conhecido como a Via Crucis do Sertão, com chegada à capela localizada no topo do monte que dá nome ao município, onde são celebradas missas. Na última sexta-feira da Quaresma, que antecede a Sexta-feira da Paixão, a celebração tem lugar na Igreja de Nossa Senhora das Dores. De lá, os fiéis levam a imagem da santa para a Igreja Matriz. Já nas quartas-feiras, a Via Sacra e as missas são celebradas também na Matriz.

Na Semana Santa, a cidade reserva uma programação intensa desde a quarta-feira até o Domingo de Páscoa. Dentre as atividades acompanhadas com fé e devoção pelos católicos de toda a Bahia e também por visitantes estão a Via Sacra (quando fiéis levam imagens do Senhor dos Passos pelas ruas do município), encenação da Paixão de Cristo, as tradicionais missas do Lava-pés e da Ressurreição, procissão e queima de Judas.

No mês de maio é realizado o novenário dedicado a Nossa Senhora, que tem como ápice a coroação de Nossa Senhora da Conceição, no dia 31, na Igreja Matriz. Em junho acontecem a festa do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade, e a trezena de Santo Antônio, um dos santos católicos mais festejados no Brasil.

A Exaltação da Santa Cruz ocorre no dia 14 de setembro e é celebrada com romaria e missas no Santuário da Santa Cruz, enquanto nos meses de outubro e novembro é a vez da Festa de Todos os Santos, uma das mais tradicionais do município, com peregrinação de milhares de fiéis que visitam o município para participar da programação religiosa e dos eventos musicais.

A Festa de Todos os Santos foi retratada na minissérie O Pagador de Promessas, exibida pela Rede Globo de Televisão no final da década de 80. A série foi baseada na obra do dramaturgo baiano Dias Gomes, que já tinha sido levada para o teatro e o cinema.

As manifestações de fé do povo baiano, que podem ser vistas em Monte Santo, aparecem no desenrolar da minissérie. A via crucis dos romeiros e moradores da cidade, as promessas a Santo Antônio para casar, a tradição da reza e benzedura para trazer a cura, boa sorte e espantar o mau olhado em pessoas, animais e até objetos estão presentes no vídeo e no cotidiano da Bahia.