O ministro do Turismo da Costa do Marfim, Charles Aké, está na Bahia nesta quarta-feira (7) para estreitar laços com o governo do Estado. Durante a manhã, a comitiva marfinense se reuniu com o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, o presidente da Abav, Pedro Galvão, e com membros do trade turístico da Bahia para propor um intercâmbio econômico, cultural e turístico. O encontrou ocorreu na sede da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav-Ba), no Rio Vermelho. Também participou do evento o cônsul honorário Carlos Eduardo Sodré.
Durante o evento, o ministro Charles Aké disse que quer usar o exemplo da Bahia para a promoção da Costa do Marfim. “Estou pela primeira vez em Salvador para conhecer mais sobre o turismo na Bahia, mas também quero apresentar o nosso potencial para as áreas de turismo e de negócios. O Estado agora será nosso parceiro, em especial a Abav, com quem teremos amplo diálogo quanto às experiências do turismo receptivo”, explicou.
O secretário Domingos Leonelli destaca a parceria como positiva. “O turismo é uma das melhores formas de expressar a afinidade cultural. Temos diversas semelhanças e o interesse quanto às relações turísticas e econômicas é significativo. A Costa do Marfim tem como um de seus pontos fortes a agricultura do cacau, assim como temos aqui no Sul da Bahia. Nós temos a mais a produção do chocolate e eles querem ver como isso funciona aqui, já temos empresas interessadas”, comentou o secretário ao se referir à Costa do Cacau, que já conta com roteiros turísticos que incluem fazendas de cacau e fábricas de chocolate.
Representantes do trade como os presidentes da Abav, Pedro Galvão, e do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa, consideram a aproximação importante e já pensam em investimentos do setor para ampliar o fluxo turístico entre a Bahia e os países africanos, com destaque para a Costa do Marfim.
Durante a tarde, o ministro participou de reunião na Governadoria com o secretário para Assuntos Internacionais, Fernando Schmidt.