Milhares de pessoas participam da Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, em Cachoeira (BA)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Milhares de pessoas participaram nesta quinta-feira (15) das festividades em homenagem a Nossa Senhora da Boa Morte, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano ( a 110km de Salvador). A programação, que começou com uma alvorada às 6h e contou com uma missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário e procissão pelas ruas da cidade, foi acompanhada por baianos, turistas brasileiros, estrangeiros e autoridades, como o secretário do Turismo do Estado, Domingos Leonelli.

O evento desta quinta-feira representa a Assunção da santa católica. “É uma festa que reúne as tradições do catolicismo e também da cultura baiana, onde uma divindade feminina (Nossa Senhora da Boa Morte) é reverenciada”, afirma Leonelli, que também ressaltou o apoio dado pela Bahiatursa nos últimos sete anos.

A Irmandade, que existe há 230 anos, é composta por 20 integrantes, todas mulheres negras, com mais de 40 anos de idade. Em seu conjunto, há pessoas como a aposentada Agda de Oliveira, membro do grupo há 17 anos, e dona Filhinha, juíza perpétua, que possui 109 anos.

Turismo - A festividade, que todos os anos é realizada nos dias 13, 14 e 15 de agosto, atrai a atenção de centenas de turistas. Este ano, não foi diferente e os sotaques eram variados. 

A antropóloga Miriam Torrens e o engenheiro Marti Bayer são de Barcelona, mas passaram uma noite em Cachoeira para conhecer a festa. Já os americanos Terrence Parker e July Simonensen fazem parte de um grupo de 60 estrangeiros que saíram de Salvador para acompanhar a programação.

O coordenador de Turismo Étnico-afro da Bahiatursa, Billy Arquimimo, estima que 300 turistas dos Estados Unidos estiveram na festa.

De acordo com dados do Observatório do Turismo da Bahia, da Secretaria do Turismo do Estado, Cachoeira recebe 5 mil visitantes durante os festejos de Nossa Senhora da Boa Morte. Destes, 5% vêm de outros estados e outros países brasileiros.

Deixe seu comentário

Última do Twitter

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-000 (ver mapa) | Tel: 55 71 3116-6814/6863