Maquete da Bahia faz sucesso entre visitantes na Bienal do Livro

Representação das zonas turísticas do estado da Bahia atrai pessoas de todas as idades no Centro de Convenções

Crianças, jovens e adultos mostram curiosidade em relação à maquete Fotos: Rita Barreto/ Divulgação

Crianças, jovens e adultos mostram curiosidade em relação à maquete Fotos: Rita Barreto/ Divulgação

A maquete da Bahia está fazendo sucesso entre as atrações da 11ª Bienal do Livro Bahia, que acontece até o próximo dia 17 no Centro de Convenções da Bahia. Com representações de todas as zonas turísticas do Estado, a maquete está instalada sob placas de vidro, permitindo que os visitantes caminhem sobre ela. Durante os primeiros dias da Bienal, já atraiu mais de mil pessoas.

“Jovens, crianças e adultos têm vindo visitar, principalmente os estudantes, tanto da capital como do interior. Passam por aqui mais de 250 pessoas por dia e elas ficam fascinadas com a imensidão e a beleza da Bahia”, comenta Júlio de Freitas, guia da maquete.

Expositora da Bienal, Marilene Rodrigues admirou a iniciativa. “Estava passando por acaso e notei muitas pessoas aqui, então vim conferir. É a primeira vez que vejo algo assim”, diz.

Apressadas para pegar o ônibus que as levaria de volta para casa, três estudantes de  Feira de Santana mal puderam falar, mas disseram que encontraram uma ótima ajuda para o trabalho sobre o estado que vieram fazer. “Achei ótimo, fiquei deslumbrada com a forma dinâmica de conhecer a Bahia”, disse uma delas, Laís.

Até mesmo os pais que foram acompanhar os filhos se renderam aos encantos dessa arte: dona Cláudia aprovou a maquete, dizendo que ”é o melhor espaço da Bienal”. 

 ROTEIRO FASCINANTE - Com o apoio de guias, em um roteiro que dura, em média, 10 minutos, os visitantes percorrem a maquete. De acordo com Júlio de Freitas, a visita à maquete na Bienal do Livro é uma oportunidade única para que os baianos e turistas conheçam melhor os encantos do estado.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria do Turismo, através da Bahiatursa. Criada pelo artista Geraldo Suerdieck, tem 125 metros quadrados.  Foi confeccionada com cinco toneladas de vidro e 2,5 toneladas de aço. Pelourinho, Farol de Itapuã, Elevador Lacerda, Barragem de Paulo Afonso e o Monte Pascoal são alguns dos pontos destacados, assim como festas do tipo Lavagem do Bonfim, São João e Carnaval.

A maquete, que já foi destaque no II Salão Baiano de Turismo em 2013 e Congresso da ABAV em 2012, mostra os 28 principais destinos da Bahia e suas 13 zonas turísticas.

A BIENAL DO LIVRO – Apoiada pela Bahiatursa, é um importante evento literário. Com variedade na programação, promove encontros de autores, palestra e lançamentos no Café Literário, Território Jovem, Espaço Baú de Histórias e Praça da Poesia e Cordel. Nessa 11ª edição já bate recorde no número de visitantes. Somente nos três primeiros dias recebeu mais de 95 mil pessoas, com público de 45 mil apenas no domingo. A expectativa é receber até o fim do evento mais de 270 mil passantes.

Veja a programação completa da Bienal: http://www.bienaldolivrobahia.com.br/expor/cultural/

Deixe seu comentário

Última do Twitter

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-000 (ver mapa) | Tel: 55 71 3116-6814/6863