Maiores forrozeiros da Bahia estarão no São João do Pelô

Os principais nomes do forró da Bahia vão se apresentar no Terreiro de Jesus, em Salvador, de 21 a 24 de junho. As atrações fazem parte do Projeto São João da Bahia, concebido pelo governo estadual, por meio da Secretaria do Turismo e Bahiatursa.

A abertura oficial contará com shows a partir das 18h, e a primeira atração será o forrozeiro Eugênio Cerqueira. Logo depois, às 20h, será a vez de Cicinho de Assis fazer a alegria no Pelô. Às 22h30 a Banda Estakazero se apresenta para a alegria de baianos e turistas, no Terreiro de Jesus. Zelito Miranda, com o seu forró temperado, será a última atração da primeira noite de arraiá no Pelô.

No segundo dia de festa (22), Gereba canta os clássicos juninos, a partir das 18h. Na sequência, Carlos Pitta comanda o forró, seguido por Cangaia de Jegue. Targino Gondim fecha a noite com a pegada autêntica do estilo pé de serra.

A noite de São João (23) terá shows de Jó Miranda, Jotta e Cia e Sarajane, com a Banda Flor de Canela. Jotta e Cia, que levou o forró da Bahia para Paris, na França, promete um grande arrasta-pé, assim como Sarajane, que traz um repertório variado.

No dia 24 de junho, Bruninho Subvai, Del Feliz, Adelmário Coelho e Val Macambira fazem a despedida do São João do Pelô de 2012. Eles prometem fazer uma grande festa e animar os milhares de pessoas que vão lotar as ruas do Pelourinho.

Concurso de quadrilhas juninas

Além do arrasta-pé no Terreiro, será realizado, pelo quinto ano consecutivo, o tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas, nas categorias mirim e adulto, quando as vencedoras vão faturar prêmios que variam de R$ 2 mil a R$ 7 mil. “Serão 30 agremiações disputando o título, reunindo 5 mil participantes de 26 municípios do interior, além de Salvador e Lauro de Freitas”, conta Carlos Brito, presidente da Federação Baiana de Quadrilhas Juninas (Febaq).

Medida para combater sazonalidade

O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, afirma que o São João da Bahia já se consolidou como um produto turístico, e disse que o objetivo do projeto é reduzir os impactos da baixa estação nas zonas litorâneas do Estado. “Tínhamos junho como um péssimo mês para a hotelaria do litoral baiano. Tivemos um avanço nos últimos quatro anos, e somente uma das operadoras passou de 12 para 39 mil o número de pacotes de viagem vendidos para o Estado, no período que vai de 1° a 30 de junho. O São João da Bahia contribuiu muito para esse resultado”, afirmou.

Além dos festejos no Pelourinho, o Governo da Bahia apoiará o São João nos municípios de Ilhéus e Porto Seguro, principais portões de entrada de turistas no Estado, com a cessão de infraestrutura (palco, som, luz e atrações). A Bahiatursa também apoiará as comemorações de outras 103 cidades no interior.

Pelô também terá festa para Santo Antônio e São Pedro

Além da programação especial que a Secretaria de Turismo e a Bahiatursa comandam no Terreiro de Jesus e largos do Pelourinho, entre os dias 21 e 24, a parceria com a Secretaria de Cultura, através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), vai fazer o São João da Bahia 2012 durar mais tempo no Pelourinho.

Ao todo, o Governo da Bahia, através destas duas secretarias, promove quase um mês de festejos juninos no Centro Histórico de Salvador. A partir do dia 08 e até o dia 30 de junho, quem estiver na capital baiana poderá conferir uma vasta programação musical, nos três principais largos do Pelourinho, com grade de atrações divulgada a partir do próximo dia 06 de junho (quarta-feira).

Além disso, o projeto Ciclo de Festejos Juninos no Pelô vai promover o tradicional tríduo a Santo Antônio, rezado e festejado no Pelourinho de 11 a 13 de junho, e as comemorações a São Pedro, com eventos nos dias 29 e 30 de junho.

Desde o dia 03 de maio o arrasta-pé se instalou no Pelô, com os ensaios do Trio Nordestino, que encerra a temporada de shows, que aconteceram todas as quintas-feiras, no próximo dia 07 de junho, no Largo Tereza Batista – um dia antes da abertura da programação do São João da Bahia 2012 começar.

Grade de programação Terreiro de Jesus

20 às 22 Del Feliz

22h30 às 00h30 Adelmário Coelho

01 às 03 Val Macambira