Livro inédito sobre a História da Bahia é lançado pelo Instituto Geográfico e Histórico, com o apoio da Bahiatursa/Secretaria de Cultura

 

A obra tem apresentação da professora Consuelo Pondé e é prefaciada pelo professor Edivaldo Boaventura

A obra tem apresentação da professora Consuelo Pondé e é prefaciada pelo professor Edivaldo Boaventura

Nesta quinta-feira (21 de novembro), às 17h30, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove o lançamento do livro Conhecendo a História da Bahia – da pré-história a 1815, de autoria da historiadora e professora Antonietta D´Aguiar Nunes. A publicação tem o apoio da Secretaria de Cultura e patrocínio da Bahiatursa. O evento acontece durante a última semana (18 a 22) da terceira edição do Curso História da Bahia, sob a instrução e coordenação da professora Nunes, realizado em quatro módulos (desde agosto), sempre das 14h às 17 horas, na sede do Instituto.

O livro começa na pré-história, fala dos indígenas que habitavam nosso território por ocasião da chegada dos europeus, do povoamento ocorrido e como este se deu do ponto de vista econômico, administrativo e religioso. Traz práticas tabelas relacionando os administradores civis e eclesiásticos e os principais acontecimentos na gestão de cada um deles. Trata da exploração econômica da terra, da defesa militar e da sociedade e cultura na Bahia colonial. Conclui com a elevação do Brasil a Reino, unido aos de Portugal e ao de Algarves, recém-criado, formando a comunidade lusófona de nações, submetida à mesma autoridade monárquica. Menciona, com breves históricos, cerca de 200 monumentos que devem ser conhecidos e visitados por soteropolitanos e turistas. No final traz um glossário com explicação do sentido de certos termos usados que, ou são pouco conhecidos, ou têm outra significação em nossos dias.

A obra tem apresentação da professora Consuelo Pondé de Sena e é prefaciada pelo professor Edivaldo Machado Boaventura, que destaca constar no livro uma das mais completas bibliografias da história baiana. “A História da Bahia: da pré-história ao Reino Unido é síntese do esforço de pesquisa da professora Antonietta. Tendo limitado ao ano de 1815, todos nós esperamos a continuação até os últimos momentos republicanos com as diferenciações regionais do espaço baiano e os crescimentos temporais, ambos aumentarão a rica bibliografia sobre a história da Bahia com as publicações dos dois últimos séculos”.

Sobre a autora: Antonietta D´ Aguiar Nunes é instrutora e coordenadora do Curso de História da Bahia desde 2011. Graduou-se em História em 1963 pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Ufba. Residiu em São Paulo onde fez a Pós-Graduação em Arte e Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, lecionando História na Pontifícia Universidade Católica e na Faculdade Prof. Carlos Pasquale. Retornando a Salvador, ensinou História da Bahia na Faculdade de Turismo da profª Olga Mettig e ingressou na Faculdade de Educação da UFBA para dar aulas de História da Educação, como professora substituta e depois concursada, onde fez o Mestrado e o Doutorado. Foi ainda Historiógrafa do Arquivo Público do Estado da Bahia, desde 1981 até quando se aposentou em 2011.

SERVIÇO:

Lançamento do livro: Conhecendo a História da Bahia – da pré-história a 1815

Autoria: Antonietta D´Aguiar Nunes

21 de novembro de 2013, às 17h30

Sede do IGHB: Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade

Assessoria:  71 3329 4463 / 8777 5409

Deixe seu comentário

Última do Twitter

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-000 (ver mapa) | Tel: 55 71 3116-6814/6863