Leonelli recebe título de Cidadão de Cairu

O secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, recebeu nesta quinta-feira (14), o título de cidadão da Cidade de Cairu, tradicional destino nacional e internacional do Estado por conta das ilhas que compõem o seu arquipélago: Tinharé, Cairu e Boipeba. A proposta foi do vereador Claudio Brito, que ressaltou o trabalho de Leonelli para o desenvolvimento da atividade na região.

“É uma homenagem merecida ao secretário, pois, independentemente de bandeiras partidárias, ajudou a trazer benefícios para o município, como a requalificação de Morro de São Paulo, que contou com investimentos de R$ 4 milhões, e também qualificação profissional para mais de 700 trabalhadores como garçons, camareiras, recepcionistas e lancheiros”, resumiu Claudio Brito.

O prefeito Fernando Brito destacou o apoio dado pela Bahiatursa para a promoção do destino, com ações como press trips e distribuição de material de divulgação, nas feiras nacionais e internacionais de turismo.

Leonelli agradeceu a homenagem e ressaltou a importância dos investimentos realizados. “Atuamos com ações em infraestrutura e também capacitação, pois assim como as obras físicas, a formação do capital humano é muito importante para destinos cujo turismo é a principal atividade econômica”, afirmou.

Ex-secretário de Turismo de Cairu e atual diretor de Serviços Turísticos da Setur, Julio Oliveira também recebeu o título de cidadão cairuense.
Ações da Secretaria do Turismo em Cairu
• Urbanização de Morro de São Paulo (município de Cairu)

Investimentos:
Projeto: R$ 310.005,00
Urbanização: R$ 4.009.405,46

• Elaboração e implantação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) do município de Cairu (sede, ilhas de Cairu e Boipeba)

Investimento: R$ 330.000,00

Qualificações realizadas em Cairu

• Programa Operação Verão (2010)

Público atendido: 405 trabalhadores de Cairu e Morro de São Paulo

Cairu
85 monitores de turismo

Morro de São Paulo
201 trabalhadores informais e 119 condutores de lancha de Morro de São Paulo

Investimento: R$ 72.840,00

• Pronatec (parceria Setur e Ministério do Turismo)

Público atendido: 311 trabalhadores de Morro de São Paulo, Gamboa do Morro, Galeão, Cairu e Boipeba

Morro de São Paulo (102 alunos)
1 turma de organizador de eventos, com 41 alunos
1 turma de camareira para meios de hospedagem, com 15 alunos
1 turma de recepcionista para meios de hospedagem, com 46 alunos

Gamboa do Morro (66 alunos)
2 turmas de inglês básico, com total de 32 alunos
2 turmas de libras básico, com total de 34 alunos

Galeão (83 alunos)
1 turma de condutor de visitantes, com 42 alunos
1 turma de recepcionista para meios de hospedagem, com 41 alunos

Cairu (30 alunos)
2 turmas de inglês básico, com total de 30 alunos

Boipeba (30 alunos)
2 turmas de espanhol básico, com total de 30 alunos

Investimento: Recursos da União

Qualificações em execução

• Pronatec (parceria Setur e Ministério do Turismo)

Público atendido: 60 trabalhadores de bares, restaurantes, pousadas e outros estabelecimentos de Morro de São Paulo e Gamboa do Morro

Gamboa do Morro (20 alunos)
1 turma de espanhol aplicado a serviços turísticos, com 20 alunos

Morro de São Paulo (40 alunos)
1 turma de francês aplicado a serviços turísticos, com 20 alunos
1 turma de espanhol aplicado a serviços turísticos, com 20 alunos

Investimento: Recursos da União

Total de trabalhadores que participaram das qualificações em Cairu: 776 trabalhadores ligados à área de turismo.