Lavagem do Bonfim reúne baianos e turistas nesta quinta-feira

Festejo que atrai milhares de pessoas terá apoio da Secretaria do Turismo e da Bahiatursa

A festa da Lavagem cada vez mais conta com a participação de turistas que vivenciam a alegria e pluralidade cultural do baiano

A festa conta com a participação de turistas que vivenciam mais a cultura baiana Foto: João Ramos/ Bahiatursa

Uma das festas populares mais famosas da Bahia, a Lavagem do Bonfim reúne baianos e turistas de várias partes do mundo, nesta quinta-feira, 16, em cortejo que sai da Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, na Península de Itapagipe.

A procissão tão aguardada pelos devotos, que cada vez mais conta com a participação de turistas que vivenciam a alegria e pluralidade cultural do baiano, será apoiada pela Secretaria do Turismo e Bahiatursa, que disponibilizarão 30 baianas para o cortejo e  a animação da festa com a contratação e artistas como Filhos de Gandhy, do Bandaço Jurema, da Orquestra R. Xangô, Projeto Profissão Samba, com Neto Balla, e o grupo Unesamba.

ROTEIRO – Tradicionalmente, a caminhada inclui oito quilômetros da Conceição da Praia, no Comércio, até a Igreja do Bonfim, onde acontece o marco, a lavagem do adro e das escadarias com água de cheiro.

Além da tradicional veste branca e do banho de água de cheiro, a festa completa 260 anos com uma novidade: a Lavagem de Corpo e Alma, uma caminhada católica, que sairá do Comércio às 8 horas, antes da partida do cortejo de baianas, da Igreja da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada, no bairro do Bonfim.

TRADIÇÃO E PROGRAMAÇÃO - De acordo com a tradição, a Lavagem do Bonfim sempre é realizada na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro.

A celebração é considerada como o lado mais profano  da festa dedicada ao Senhor do Bonfim, que conta com uma extensa programação religiosa se estendendo por vários dias.

O dia da Lavagem do Bonfim é um dia para pagar promessas, fazer agradecimentos e pedidos. Neste ano, as homenagens ao Senhor do Bonfim  começaram na quinta-feira, 9. Entre as celebrações, no sábado, 18, acontece o novenário, às 19 horas.

A programação finaliza com o dia festivo em louvor ao Senhor do Bonfim, no domingo, 19, com alvorada, repique dos sinos, missas, procissão dos três pedidos e a bênção do Santíssimo Sacramento.