Irmãos Grael estarão presentes na Aratu-Maragojipe

Os velejadores Torben e Lars Grael participarão da 43ª edição da Regata Aratu-Maragojipe, que será realizada no dia 25 de agosto. A informação foi confirmada pelo diretor da Via Náutica, empresa que organiza o evento, Ewerton Fróes, durante o lançamento da competição, realizado na quinta-feira (14), no Terminal Náutico, em Salvador.

A expectativa é que a regata, que conta com o apoio da Bahiatursa, reúna 1800 competidores locais, nacionais e internacionais de países como Argentina e Uruguai, distribuídos em 400 veleiros. Além dos veleiros, o evento também congrega embarcações como os tradicionais saveiros do Recôncavo Baiano e também Jet skys, dentre outros.

Além de confirmar a participação dos medalhistas olímpicos na regata mais charmosa da Bahia, Ewerton Fróes destacou o trabalho realizado pela Secretaria do Turismo do Estado e Bahiatursa no desenvolvimento do turismo náutico na Baía de Todos-os-Santos. “Serão investidos US$ 85 milhões em infraestrutura. Além disso, o governo tem apoiado a realização de regatas e divulgado as potencialidades da Bahia em diversos eventos e feiras internacionais especializados”, disse.

Baía de Todos-os-Santos é região de rara beleza

A Regata Aratu-Maragojipe tem um percurso de aproximadamente 32 milhas náuticas, o que representa cerca de 60 quilômetros. No primeiro trecho do percurso, a navegação se dá pelo mar da Baía de Todos-os-Santos, passando por localidades como Ilha de Maré, Ilha dos Frades, Itaparica, Reserva Ambiental da Ilha do Medo e Barra do Paraguaçu, ponto em que as embarcações deixam o mar e adentram as lendárias águas do Rio Paraguaçu.

Margeado por densa Mata Atlântica, manguezais e construções seculares, a exemplo do “Forte da Salamina”, o Rio Paraguaçu foi palco de muitas lutas pela independência da Bahia.

Histórico-  A regata nasceu no ano de 1969 com a denominação de Regata de São Bartolomeu, em homenagem ao santo padroeiro da cidade de Maragojipe. Nas primeiras edições do evento a grande maioria das embarcações participantes era composta pelos tradicionais saveiros, muito comuns e numerosos na época.

Decorridos os anos, os modernos veleiros de oceano passaram a ser maioria na competição, distribuídos em mais de vinte classes. Os tradicionais saveiros de vela de içar, hoje em número bastante reduzido, também dão grande beleza ao evento.

Serviço | Inscrições

Todos os velejadores interessados poderão inscrever-se através deste site www.aratuiateclube.com.br.

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091