Irmandade da Boa Morte perde um dos seus maiores símbolos

Há apenas uma semana para a realização de uma das mais tradicionais festas do calendário religioso baiano, a cidade de Cachoeira perde um dos maiores símbolos da sua Irmandade.Dona Estelita Santana, faleceu na manhã deste domingo (5), aos 105 anos de idade. Filha de Omolu e Juíza Perpetua da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, Dona Ester, como era carinhosamente conhecida, ocupava o posto mais importante da Irmandade e completaria  106 anos, em 14 de setembro.

Também foi sepultada neste domingo (5) no cemitério de Cachoeira, a filha de Yansan Mãe Madalena, aos 54 anos de idade.

Mãe Madalena faleceu na manhã de sábado (4). Foto: João Ramos/Bahiatursa.

A Festa

Este ano, a Festa da Irmandade da Boa Morte, que acontece entre os dias 13 e 17 de agosto, deve atrair cerca de cinco mil turistas e centenas de jornalistas, além de operadores e agentes de viagem.

Com o apoio da Secretaria de Turismo da Bahia e a Bahiatursa, a realização da Festa conta ainda com a parceria do Sebrae e Votorantim, divulgando e incentivando os quilombolas locais, no projeto  “A Rota da Liberdade”.

A Rota tem como objetivo promover o  turismo ético da região,   levando  visitantes  para conhecerem as comunidades quilombolas do Recôncavo, acompanhados de guias locais.  Durante os dias da Festa, duas  vans  fazem os passeios, saindo  de Cachoeira às 9h e às 14h. O roteiro custa R$35 por pessoa.

Festa da Irmandade da Boa Morte. Foto: João Ramos - Bahiatursa.

Obrigações públicas e secretas

Os rituais que antecedem a  Boa Morte, Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, ( decreto de reconhecimento  assinado pelo governador Jaques Wagner)  começaram sábado passado,  dia  4, em Cachoeira,  quando as 23 integrantes da irmandade  saíram pelas ruas da cidade,  para fazerem a esmola geral, um dos compromissos religiosos da festa. Outras obrigações públicas e algumas secretas, também fazem parte da tradição. A grande festa em louvor a Nossa Senhora, alcançam o  auge das celebrações entre os dias 13 e 15 de agosto.

Após o ritual da Esmola Geral, a programação será retomada a partir de segunda, dia 13, às 19 horas.   No dia 14,  terça feira, vestidas de preto e com um lenço cobrindo o rosto, as irmãs saem em procissão, desta vez  simbolizando o enterro de Nossa Senhora.

O ponto alto religioso da Festa é no dia 15 de agosto, quando é celebrada a Assunção de Maria. Neste dia, tem  missa festiva e todos saem em procissão com a imagem de Nossa Senhora da Glória. O culto religioso dura três dias e recomeça na  quinta feira, com o traslado do esquife com a imagem de Nossa Senhora para a sede da irmandade. Na sede,  as irmãs participam de uma ceia  à base de peixes e arroz.

Festa da da Boa Morte - Assunção de N. Senhora. Foto: Rita Barreto - Setur.

Programação

Dia 13 (Segunda-feira)
19h – Saída em procissão da capelinha da Irmandade do corpo de N. S. da Boa Morte percorrendo as principais ruas de Cachoeira
19h – Missa em ação de graças, na Capela da Irmandade, pelas almas das irmãs falecidas
21h – Ceia Branca privativa para as irmãs e convidados na sede da Irmandade. Todas as irmãs vestem branco nesta noite de vigília

Dia 14 (Terça-feira)
19h – Missa de Corpo Presente de Nossa Senhora na Capela da Irmandade
20h – Procissão de Nossa Senhora da Boa Morte pelas principais ruas de Cachoeira com a presença de Filarmônicas

Dia 15 ( Quarta-feira)
5h – Alvorada com fogos de artifício
9h – Sessão solene com a participação do Governador Jaques Wagner, Ministros, Secretários de Estado e outras autoridades na sede da Irmandade, na rua 13 de maio, 32, Largo da Ajuda
10h – Missa solene da Assunção de Nossa Senhora
11h – Procissão festiva em homenagem a Nossa Senhora da Glória e posse da Comissão Organizadora da festa de 2013
12h – Valsa e samba-de-roda na sede da Irmandade e no Largo da Ajuda
13h – Almoço das irmãs, convidados e do povo na sede da irmandade
16h – Festa em comemoração da Assunção de Maria, com samba-de-roda no Largo da Ajuda

Dia 16 (Quinta-feira)
20h – Distribuição de cozido, seguido de samba-de-roda

Dia 17 (Sexta-feira)
20h – Encerramento: Caruru seguido de samba de roda e encerramento da Festa da Boa Morte

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091