I Semana da Diversidade agita cenário cultural de Salvador

Parada Gay - 2009 Foto Rita Barreto (SETUR)Até o dia 9 de setembro, Salvador sedia a I Semana da Diversidade e a XI Parada Gay com uma vasta programação que inclui desde seminários, exposições, exibição de filmes, shows, entre outras atividades culturais.
O evento coordenado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) conta com o apoio da Secretaria do Turismo (Setur) e Bahiatursa na promoção do combate à homofobia e no fortalecimento da festividade como produto turístico.
De acordo com Weslen Moreira, diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, a ideia é que o evento seja consolidado como um grande gerador de fluxo de turistas para a cidade de Salvador e seu entorno.
“Nós em conjunto com o GGB criamos um novo produto que é a soma de todos os eventos que já acontecem na cidade, mais uma programação especial. Além disso, formatamos um roteiro turístico e um trabalho de sensibilização com o trade e a polícia militar para atender e receber esse público específico”, explica Wesllen.
A programação inteiramente gratuita encerra no domingo (9), com a realização da 11ª Parada Gay, no Campo Grande, que este ano terá como madrinha a senadora Marta Suplicy.

Salvador recebe festival de filmes da diversidade

Começa nesta quarta-feira (5), às 20h, e segue até o próximo sábado (8) na Sala Walter da Silveira a Mostra de Filmes da Diversidade, uma produção do Mix Brasil de São Paulo que faz parte da Semana da Diversidade Cultural LGBT. Já em sua 19ª edição, o festival desembarca em Salvador trazendo na bagagem duas programações de curtas, quatro longas, dois documentários e duas ficções – obras premiadas em 2011 nas mostras do Festival no Brasil.

Coletiva reúne artistas expositores da I Semana

O GGB realiza nesta quarta-feira, às 15h, uma coletiva de imprensa para reunir os artistas – expositores das artes visuais, no Atelier Sandro Abade Pimentel, na Rua Areal de Baixo, 1-A, Largo 2 de Julho. Ao todo, oito instalações artísticas compõem a Semana da Diversidade com trabalhos, títulos e propósitos inusitados realizados a partir das abordagens dos artistas Sandro Abade Pimentel, Lúcia Monte Alegre, Tonico Portela, Aline Costa, Fao Miranda, Silverino Ojú e Tiago Santana. Os trabalhos tiveram como foco temas como masculinidade, promoção da saúde sexual e amor.

I Semana da Diversidade – Programação:

04/09 – Seminário Diversidade Cultural LGBT, abordando o tema Política Nacional de Saúde para LGBT, a partir das 18h, na Biblioteca Pública da Bahia (Barris).
Exposição de artes visuais, da artista Lúcia Monte Alegre, intitulada Safer Sex, que faz diálogo com o público sobre saúde, sexo seguro e prevenção, no Thermas Planetário 11, – Rua Direta do Tororó, a partir das 15h.

*A programação ainda reserva mais três exposições de artes visuais com pinturas, esculturas e utensílios, das 19h às 23h. As instalações podem ser apreciadas até o dia 09/09, no Bar Mocambinho, no Largo 2 de Julho, no Franco Lounge Bar, localizado no Rio Vermelho, e no Beco dos Artistas, no bairro do Garcia, simultaneamente.

05/09 – Seminário “O Brasil e a Bahia sem Homofobia” – Local: Biblioteca Pública dos Barris (18h).
Festival Mix Brasil de Filme, com a exibição do filme “Teus olhos meus”, de Kaio Só, a partir das 20h, na Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Pública da Bahia (Barris).
Musex, exposição de esculturas eróticas do acervo do Grupo Gay da Bahia (GGB) tratadas pelo artista Plástico Sandro Abade Pimentel, Rua Areal de baixo, 1-A, Dois de Julho. Funcionamento de 14h ás 20h.

06/09 – Seminário “Tecnologias e estratégias de prevenção em contextos específicos”. Local: Biblioteca Pública da Bahia (Barris), às 18h.
Festival Mix Brasil de Filme com a mostra de curtas, a partir das 18h às 20h, na Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Pública da Bahia (Barris).

07/09 – Seminário “Religiosidade Afro e Inclusão LGBT na Bahia antiga e Contemporânea”. Local: Biblioteca Pública da Bahia (Barris), às 18h.
Festival Mix Brasil de Filme com a mostra de curtas, a partir das 18h às 20h, na Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Pública da Bahia (Barris).
Mostra de artes visuais “No tempo da maçã do amor”, do artista Sandro Abade Pimentel. Instalação aborda o amor romântico e a relação com doenças com HIV e hepatites no cotidiano atual. Local: Beco dos Artistas, às 21h – entrada franca.

08/09 – A Feira da Diversidade Cultural e de Negócios, na Praça do Campo Grande, reunindo produtos e exposições de serviços diversificados, das 9h às 20h. No local, o público confere ainda a apresentações musicais.
Mostra de artes visuais – Comer, comer, comer, comer pra poder crescer, de Severino Ojú. A instalação visa dialogar com homens diante da sua impotência sexual, onde o público é convidado à degustação de alimentos afrodisíacos. Local: Beco dos artistas/ Largo 2 de Julho. Hora: A partir das 21h.
Festival Mix Brasil de Filmes – 16h às 20h. Reapresentação dos filmes “Olhe pra mim de novo”, de Kiko Gofman e Claudia Priscila, “Teus olhos meus”, de Kaio Só e “Vamos fazer um brinde”, de Cavi Borges e Sabrina Rosa.

09/09 – 11ª Parada Gay – Concentração no Campo Grande, a partir das 10h com shows de transformistas. Saída dos trios, às 15h. A programação será encerrada Centro Histórico de Salvador, com a realização da festa Afther Party, nas praças do Pelourinho, a partir das 20h com apresentações de bandas musicais.

A programação completa você confere no site: www.ggb.org.br.

Deixe seu comentário

Redes Sociais


3ª Avenida, Nº 390, 2º andar Plataforma 4 - Ala Norte Centro Administrativo da Bahia - CAB. CEP: 41.745-005 (ver mapa) | Tel: +55 71 3115-6091