Hospitalidade e gastronomia de Salvador são destaques para turistas estrangeiros

Pesquisa do Ministério do Turismo ouviu mais de 40 mil pessoas e apontou a cidade como a mais hospitaleira do país Foto: Tatiana Azeviche/ Setur

Pesquisa do Ministério do Turismo ouviu mais de 40 mil pessoas  Foto: Tatiana Azeviche/ Setur

A saborosa gastronomia e a hospitalidade de Salvador foram o destaque em uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18) pelo Ministério do Turismo. Na avaliação dos turistas estrangeiros que visitaram a capital baiana, em 2014, estes dois itens são os principais fatores que fariam voltar para a cidade.

A pesquisa foi feita em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e ouviu 44.080 entrevistados.  Desses, 97,4% destacaram a hospitalidade dos soteropolitanos como o principal fator que o faria voltar à cidade.

“O baiano é por naturalidade um povo que gosta de receber bem. Este é um atrativo a mais para quem quer conhecer o estado, somos de fato um povo hospitaleiro que sempre quer agradar”, disse o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado.

A gastronomia foi citada por 95% dos visitantes internacionais. “Estamos atentos a estes dados. Por isso, nas nossas divulgações nos preocupamos em levar um dos ícones do estado, que são as nossas baianas com seus quitutes, como o acarajé e o abará, para apresentar a nossa encantadora comida típica”, completa Medrado.

O estudo mostra que os argentinos são os que mais visitaram Salvador. Representam 12,4% do público internacional que esteve na capital baiana no ano passado. A maioria visitou a cidade a lazer (52,5%) e se hospedou em hotéis, flats e pousadas (48,6%).

De acordo com o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, 145.660 turistas visitaram a Bahia em 2014. Para estes dados, foram ouvidos mais de 10 mil turistas apenas durante a Copa do Mundo, em 15 aeroportos brasileiros e 10 fronteiras terrestres, que representam mais de 90% do fluxo terrestre internacional.

 

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863