Guias e Monitores do Carnaval iniciam atendimento

Guias e Monitores no Posto de Atendimento. Foto:Tatiana Azeviche - Setur

Guias e Monitores no Posto de Atendimento. Foto:Tatiana Azeviche – Setur

Salvador vai receber cerca de 500 mil turistas durante o Carnaval, dentre eles mais de 40 mil estrangeiros, e para receber bem os turistas que vêm à Boa Terra, a partir desta quinta-feira (7), a equipe dos Guias e Monitores do Carnaval passa a atuar em diversos pontos da cidade dando informações sobre atrativos turísticos, meios de transportes e hospedagem, dentre outros.O receptivo especial começará às 8h no Aeroporto Internacional de Salvador dando as boas-vindas aos visitantes que chegam para o primeiro dia do maior Carnaval de rua do Planeta. Além de idiomas estrangeiros tradicionais como inglês e espanhol, o Projeto Guias e Monitores do Carnaval terá profissionais preparados para atender turistas, em línguas como o russo, mandarim, italiano, alemão, francês, croata, além da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A iniciativa é da Secretaria do Turismo da Bahia, que realiza o projeto pelo sexto ano e prepara a mesma operação para a Copa das Confederações, que será realizada em junho, e o Mundial de Futebol de 2014. “Este é o nosso principal projeto no Carnaval, pois é relacionado ao ‘bem receber’, diferenciando Salvador de outros destinos do país. Além dos guias e monitores nas ruas, teremos o nosso call center (Disque Bahia Turismo), funcionando 24 horas e habilitado para receber ligações em até 12 idiomas”, ressalta o secretário Domingos Leonelli.

Guias e Monitores do Carnaval 2012 no Pelourinho. Foto: Lelo da Matta

No total, 600 profissionais atuarão neste Carnaval, distribuídos nos três circuitos da folia (Barra, Campo Grande e Centro Histórico) e também em locais como aeroporto, rodoviária, porto, hotéis, e onde houver circulação de turistas.

A superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Cássia Magalhães, afirma que uma das inovações do projeto é a incorporação de 400 smartphones com acesso à internet para a verificação de informações e também para o registro de atendimentos em tempo real. “Temos uma média de 100 mil atendimentos por ano, com um elevado índice de satisfação”, disse.

Além da capital baiana, o principal esquema de receptivo de turistas funcionará também em Porto Seguro, na orla e nas localidades de Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva, e em Mata de São João, na Praia do Forte e Imbassaí.

 

Conheça o perfil dos visitantes que curtem o Carnaval em Salvador

Cerca de 500 mil turistas visitam Salvador durante o Carnaval e movimentam um montante de R$ 500 milhões na economia local. De acordo com a pesquisa desenvolvida pela Setur no Carnaval de 2012, a maior parte dos turistas que vêm a Salvador neste período é do sexo masculino (54%). As mulheres representam 46% desse fluxo. O maior número de visitantes (42,5%) tem entre 25 e 34 anos.

Quanto à origem dos visitantes, 91,9% (459,5 mil pessoas) são brasileiros, com destaque para os baianos de outras cidades, paulistas, cariocas, mineiros e brasilienses. Já os estrangeiros somam 40,5 mil visitantes ou 8,1% do fluxo durante o Carnaval. Os principais países emissores são Chile, Argentina, Itália, Inglaterra, Espanha, Suíça, França, Austrália e Alemanha.

Deixe seu comentário

Redes Sociais

Palácio Rio Branco - Praça Thomé de Souza, S/N, Centro. CEP: 40.020-010 (ver mapa) | Tel: +55 71 3116-6814/6863