Governo lança aplicativo para avaliar a prestação de serviços turísticos durante o Carnaval

O Reclame Turismo foi lançado na sede da Secretaria do Turismo Foto: Tatiana Azeviche/ Setur

O Reclame Turismo foi lançado na sede da Secretaria do Turismo  Foto: Tatiana Azeviche/ Setur

 

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual do Turismo, lançou, nesta sexta-feira (21), um aplicativo para avaliar a prestação dos serviços turísticos durante o Carnaval. O Reclame Turismo foi lançado pelo secretário Pedro Galvão, na sede do órgão, em Salvador, e apresentado aos integrantes do trade turístico baiano e dos órgãos de fiscalização ligados à defesa do consumidor, como Procon e Ibametro – Instituto Baiano de Metrologia.

A ferramenta, voltada para dispositivos móveis (tablets e smartphones), é um sistema para uso do governo, onde cada problema relatado será analisado, dando ao usuário (consumidor) a possibilidade de acompanhar todas as medidas tomadas pela Secretaria do Turismo até a sua resolução.

Para se cadastrar, o turista deve registrar nome, CPF ou passaporte, endereço, telefone, país, estado ou cidade de origem e e-mail. O trabalho será desenvolvido em conjunto com a Coordenação de Cadastramento e Fiscalização dos Serviços Turísticos, que atuará em parceria com o trade turístico local. O turista poderá acompanhar o andamento de todas as suas reclamações pelo próprio aplicativo.

“Não se trata de uma ferramenta para constranger os prestadores de serviço, uma vez que as informações não serão públicas, mas para melhorar a qualidade do atendimento ao turista, seja nas áreas de transporte, hospedagem, alimentação e setor público”, afirma o secretário Pedro Galvão.

Para o presidente da Câmara de Turismo da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), Giuseppe Belmonte, a ferramenta não deve prejudicar os comerciantes que trabalham corretamente. Já Luiz Henrique Amaral, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), solicitou que as entidades de classe recebam as denúncias com celeridade, e que as respostas ao consumidor sejam dadas rapidamente.

O aplicativo já está disponível para o sistema Android, no Google Play, e ficará disponível na Apple Store, para o sistema IOS, a partir do dia 25.

Como baixar

 www.bahia.com.br/aplicativos

Áreas que serão avaliadas pelo aplicativo: 

Avaliação dos serviços prestados no Carnaval em 2013

Universo: 1,3 mil entrevistados

Táxi: 40% consideraram regular, ruim ou péssimo

Acarajé: 10% criticaram os preços

Vendedores ambulantes: mais de 60% criticaram as condições de higiene

Bares: o vilão também foi o preço praticado, criticado por mais de 45% dos visitantes

Outros serviços que receberam críticas:

Terminal marítimo, transporte urbano, limpeza dos banheiros públicos

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